(11) 2468-2607 / 2468-2608
• 12/4/2022 - terça-feira

Sindicato e professores definem atuação
em defesa de salas das escolas municipais

Ao todo, 45 escolas participaram da reunião, que criou grupos
de trabalho para maior alcance das ações



No último sábado, dia 9, 110 professores da rede municipal de ensino responderam ao chamamento do nosso Sindicato para debater o futuro das escolas municipais. Na reunião foi definido como Stap e professores irão atuar juntos em defesa das escolas municipais, contra o projeto de terceirização que o prefeito Guti quer implantar (leia o boletim aqui).

Nosso presidente Pedro Zanotti Filho, que é professor da rede, explica: “Esse projeto do Guti, de terceirizar o ensino municipal, começou em 2019. Das dez escolas iniciais que ele quis repassar para as terceirizadas, conseguimos reverter oito. Ele só parou porque teve a pandemia no meio do caminho. Mas agora retoma essa maldade com força. Só que vamos à luta em defesa do ensino municipal de qualidade”.

Participaram da reunião professores de 45 escolas da rede municipal. “Guarulhos é referência estadual na valorização dos professores e, por consequência, no ensino público de qualidade. A cidade não pode perder todo esse avanço, que veio às custas de muita luta dos trabalhadores”, afirma Viviane Lourenço, diretora do Stap e professora da rede.

Grupos de trabalho – Uma das decisões da reunião foi a formação de grupos de trabalho entre os presentes. “Dessa forma acreditamos ter maior poder de alcance com os demais professores. Teremos mais ‘pernas’ para ir às escolas e mobilizar mais companheiros pra essa luta”, continua Viviane.

Para Pedro, Guarulhos já tem péssimos exemplos na terceirização dos serviços públicos: “Guti acabou com a Proguaru. A cidade está largada, sem zeladoria. E os hospitais municipais não passam uma semana sequer sem ser destaque negativo na imprensa da cidade”, afirma ele, que finaliza. “O secretário Viterale, em novembro passado, disse que terceirizar não era uma opção e agora vem com essa punhalada nas costas.”


Educadores reunidos na sede do Stap: agora é hora de lutar em defesa do ensino público de qualidade
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home