(11) 2468-2607 / 2468-2608
• 24/1/2021 - Segunda-feira

Sindicato participa de reunião de CPN
e reivindica melhorias aos Servidores

O Sindicato participou dia 20 de reunião da Comissão Permanente de Negociação com o SESMT, a fim de encaminhar reivindicações de melhorias para os Servidores. Um dos avanços foi o comprometimento com a regularização das FIPs (Fichas de Insalubridade e Periculosidade).

De acordo com a diretora Renata Grota, que participou da reunião, após o preenchimento das fichas por parte das gerências, elas serão encaminhadas ao SESMT, que fará a avaliação se o Servidor tem ou não direito ao adicional de insalubridade.

Segundo o secretário de Gestão, Adam Kubo, as equipes estão reduzidas devido aos afastamentos de trabalhadores por Covid-19 e H3N2. "Mas ficou acertado que as FIPs serão encaminhadas até o final de fevereiro", explica Renata.


Retroativo - Em alguns casos, há demora por parte do SESMT na avaliação das fichas. Mas quando há concessão do adicional, o pagamento é feito de forma retroativa. Já nos casos que o chefe imediato faz o preenchimento algum tempo depois de o Servidor prestar aquela atividade, não há o pagamento.

Renata comenta: "O secretário de Gestão se comprometeu em encaminhar memorando circular aos Agentes de RH, orientando que a FIP deve ser preenchida e encaminhada assim que o trabalhador ingressar na atividade considerada insalubre".

Cozinheiros - As visitas que o SESMT fazia nas cozinhas das unidades escolares foi interrompida durante a pandemia. O Sindicato solicitou a retomada. Por outro lado, o SESMT argumentou que o aparelho que mede calor precisa de calibragem e a contratação de manutenção ainda não foi assinada.

"Sendo assim, o Stap se prontificou a pagar a manutenção do equipamento pra que as visitas sejam retomadas o mais breve possível. O secretário Adam Kubo ficou de avaliar a possibilidade e dará retorno breve", explica Renata.

Jornada Especial - A Lei de Jornada Especial garante aos Servidores deficientes ou que tenham dependentes nesta condição precisa de alteração para que a jornada semanal seja de 36 ou 38 horas. Mas essa Lei ainda não está sendo aplicada.

O diretor de RH, Murilo Lemos, relatou que a demora se dá após entrave colocado pela Secretaria de Educação. Ao ler o processo administrativo para alteração da Lei, o Sindicato constatou que a SE, além de criticar a lei, diz não ser possível a aplicação.

O presidente do Sindicato, Pedro Zanotti Fillho, criticou a decisão. "Isso é desumano. Não é possível que uma cidade do tamanho de Guarulhos não possa abrir mão de uma hora de trabalho para alguns Servidores das Secretarias de Educação e Saúde pra que possam cuidar de si ou de algum familiar", afirmou Pedro.

A diretora Renata Grota também repudiou a não aplicação da Lei de Jornada Especial. "É um absurdo o que acontece com esses profissionais. Temos urgência em garantir esse direito aos trabalhadores", completa.

Presentes - Participaram da reunião os diretores Pedro, Renata, Rogério de Oliveira e Serginho de Oliveira. Pela Prefeitura, participaram o diretor de RH, Murilo Lemos, o secretário de Gestão, Adam Kubo, o representante do SESMT, Oscar Hidalgo, e o assessor jurídico do governo, dr. Evandro Colasso.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home