(11) 2468-2607 / 2468-2608
19/11/2021 - sexta-feira

Sindicato acompanha técnicos da Saúde
na movimentação dos farmacêuticos e práticos

Nossos diretores Rogério de Oliveira, Sergio de Oliveira e Neide Eugênio acompanharam nesta quinta (18) e sexta (19), a remoção dos farmacêuticos e práticos dos Cemegs e do Ambulatório da Criança para as UBSs.

ENTENDA - Há pelo menos dois anos existe um grupo de trabalho que debate a questão do déficit. Os Servidores vinham acumulando atendimento em mais de uma unidade, fazendo com que existisse desgaste físico, mental e de deslocamento. Além disso, os usuários não compreendiam porque alguns dias da semana as farmácias permaneciam fechadas.

O diretor Rogério de Oliveira afirma que o Sindicato, junto com o grupo de trabalho, apresentou as dificuldades em reunião CPN com os secretários de Gestão e de Saúde, além da diretora de RH da Saúde.

Ele diz: “Eles propuseram, a princípio, criar polos de atendimento. Isso acarretaria o fechamento de mais farmácias em UBSs”. Rogério completa: “Com a demora da solução e cobranças permanentes do Sindicato, a gestão se viu obrigada a apresentar proposta. Então ficou decidida a descentralização. Contrariando a ideia inicial”.

Desta forma, os oito farmacêuticos e 16 práticos de farmácia irão ser incorporados às UBSs, após o encerramento da distribuição de medicamento nos três Cemegs e no Ambulatório da Criança.

O Sindicato sabe que a solução não é definitiva, porque existe déficit de aproximadamente 40 farmacêuticos e somente oito vagas disponíveis para ocupação de cargos. Rogério explica: “É promessa da Secretaria de Saúde a contratação imediata assim que terminar a validade da Lei Complementar 173, criada pelo presidente Bolsonaro.”

Outra medida é transformar cargos de nível superior que não serão mais ocupados em cargos de farmacêuticos. Existe concurso vigente e, assim que ocorrer a transformação, será possível completar o quadro.

Rogério conclui: “Nosso Sindicato entende que todos os esforços empenhados chegarão à solução da problemática. A luta continua e é permanente. Contamos com a participação de todos”.


Diretores Rogério e Serginho conversam com profissionais das farmácias
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home