(11) 2468-2607 / 2468-2608

• 24/8/2021 - Terça-feira

Live de quarta expõe maldades
da PEC 32. Assista: às 19 horas 

Live especial do Stap recebe nesta quarta (25) Vladimir Nepomuceno, Servidor Federal aposentado e consultor sindical. Ele assessora a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público.

O tema é a PEC 32, que afeta duramente o funcionalismo, desmonta o Estado e exclui os brasileiros de serviços públicos essenciais.


Gestada na estufa do neoliberalismo radical, a reforma administrativa visa passar serviços para o setor privado e impor custos para se ter acesso à saúde e educação.

Diz o consultor: “Pense numa região indígena repleta de minérios. Sobre ela está a terra e, na terra, as tribos. Só se extrai o minério se varrer seus habitantes. É a PEC 32: pra privatizar tudo, o governo quer primeiro se livrar dos Servidores”.

Para Nepomuceno, “mesmo correndo contra o tempo, as entidades precisam mostrar que o povo é o alvo da PEC, que o usuário de serviços públicos básicos será o grande prejudicado”. Ele alerta: “O SUS será desmontado e pra ter acesso a serviços médicos a pessoa precisará pagar. Não haverá mais no sistema público cirurgias ou internações - isso será cobrado”.

O projeto Guedes/Bolsonaro, ele afirma, é “repassar os serviços para organizações sociais - OSs.” O trabalhador ficará subordinado a esse tipo de organização, sem direitos e explorado.

Tarefas - Vladimir Nepomuceno orienta as direções: Atrasar ao máximo a tramitação da PEC, pra que a decisão fique mais próxima das eleições; Tentar adiar a votação na Câmara; Se houver votação, pressionar pra que o governo não obtenha os 308 votos; Divulgar os parlamentares a favor, os contra e os indecisos.

Diálogo - Para o consultor, o sindicalismo do funcionalismo precisa conversar mais com o segmento privado, porque, seja metalúrgico, químico, condutor ou outra função, o trabalhador será duramente atingido pela reforma.

Servidor - “Se alguém ainda acalenta ilusão, lembre-se que tem família e que seus familiares ficarão sem serviços públicos e à mercê do interesse privado, ou seja, do lucro”, conclui Nepomuceno.

LIVE QUARTA - Vladimir Nepomuceno participa de live nesta quarta (25), às 19 horas. O programa irá ao ar pela página do Stap e também pelo Facebook da Agência Sindical.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home