(11) 2468-2607 / 2468-2608

• 18/5/2021 - terça-feira

Pedro comenta no Tribuna Livre
lutas e conquistas sindicais recentes

Nosso presidente Pedro Zanotti Filho participou do programa Tribuna Livre segunda (17). Durante quase uma hora, ele informou sobre ações sindicais e demandas junto à Prefeitura e Proguaru.

Pedro destacou a recente reintegração de aposentados, da Prefeitura e Proguaru, graças à vitória judicial obtida pelo Stap. Os companheiros haviam sido demitidos a partir de 13 de novembro de 2019, quando entrou em vigor a reforma da Previdência (EC 103).

Outro tema da entrevista ao jornalista Roberto Samuel foi a luta contra a extinção da Proguaru e pela manutenção dos mais de 4,5 mil empregos.


Trechos principais:

Reintegração - "O prefeito não pode demitir aposentados. Ou seja, o fato da pessoa se aposentar não encerra o vínculo empregatício. Só quando a pessoa completa 75 anos ela é desligada".

Campanha - "Estamos sob o tacão da Lei 173/2020, de Bolsonaro, que congela os salários e direitos do Servidor. Essa Lei determina que não haja reajuste por dois anos. Vamos, porém, buscar o caminho da Justiça, porque nos últimos dois anos os Servidores tiveram pelo menos 10% de perdas salariais".

Proguaru - "Garantimos na Justiça a data-base, em 1º de maio. Tenho esperança de conquistar o Abono, que deverá se incorporado. Também espero que a empresa não seja extinta. Estamos aguardando o documento da Fipe, que analisa a situação financeira. Com esse documento em mãos, vamos pra cima".

PDV - "Saiu matéria no Guarulhos Hoje sobre um Plano de Demissão Voluntária, mas não tem nada concreto. Não podemos nos pautar por matéria solta na mídia".

Protocolo - "Ação nossa na Justiça fez a Prefeitura implantar o protocolo de teleatendimento pra Servidor infectado ou que tenha tido contato com companheiros contaminados. A Prefeitura não ia fazer nada. Foi a partir da atuação sindical que o governo implantou o sistema".

Direitos - "O único bem que o trabalhador tem é seu direito. Se abrir mão de direitos, fica mais pobre e enfraquecido".

ASSISTA - Clique aqui e assista à entrevista na íntegra.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home