(11) 2468-2607 / 2468-2608
• 14/1/2021 - quinta-feira

Pessoal das cozinhas é unido
e tem forte disposição de luta

O funcionalismo municipal é um só e busca permanente valorização. Mas há demandas que costumam variar por segmento ou função. Um dos setores muito ativos e dinâmicos é o pessoal das cozinhas nas cozinhas das escolas da Prefeitura e restaurantes e albergues municipais.

Isso já foi demonstrado várias vezes, em mobilizações e greves vitoriosas. A mais forte ocorreu em março de 2011. Após luta que engajou a todos, cerca de 800 Cozinheiros(as) conquistaram 30% de gratificação sobre os salários. O Stap esteve à frente dessa luta.

Nosso presidente Pedro Zanotti Filho lembra: “A movimentação começou em 2010. Na época, o salário estava muito defasado e as condições de trabalho eram precárias. As reuniões ocorriam ainda na sede antiga. Tivemos diversas audiências com o então secretário de Administração, mas nada avançou. Até que fomos à greve”.

Rogério de Oliveira, atual secretário-geral do Sindicato, conta: “Devido à defasagem salarial, a Prefeitura perdeu muitos trabalhadores das Cozinhas. Por ser cidade aeroporto, as redes de hotéis e pousadas crescia e contratava pessoal qualificado. Muitos saíram da Prefeitura pra ganhar mais”.

Pauta - A pauta de reivindicação dos companheiros era extensa. Por isso, foi formada uma Comissão de Trabalhadores, a fim de participar das reuniões e debates do Sindicato com a Comissão Permanente de Negociações (CPN). O cozinheiro Robson Pacheco faz parte da Comissão desde sua formação, há 10 anos. No início. Ele avalia: “Nosso setor sempre foi muito unido. A união entre Sindicato, Comissão e Servidores foi fundamental pra obtermos as conquistas”.

A greve, em março de 2011, garantiu a gratificação por serviço penoso de 30%, em três etapas, mas concluída integralmente em 2014. Entretanto, nosso diretor Denilson Bandeira, secretário-geral na época, cita outros itens importantes que faziam parte da pauta. Eram eles:

Acesso - O estimulo à permanência foi outra solicitação da pauta de 2010. A conquista veio em 2014. Ela garante aos profissionais que atuam em unidades escolares em locais de difícil acesso direito a receber um adicional de 20% do salário como estímulo.

EPIs - Outra vitória com a greve foi a compra dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs). Conseguimos com que a Prefeitura comprasse sapatos, luvas, toucas, aventais e uniformes no geral.

Escolha geral -
O direito à sede, mediante a escolha por classificação, também era reivindicação antiga. Ela foi resolvida em outubro de 2019, após muita pressão.

Futuro - Hoje, a principal reivindicação é Plano de Carreira para o Quadro de Apoio do Magistério, composto pelos Cozinheiros, Assistentes de Gestão e Agentes Escolares. Nossa diretora Renata Grota acrescenta: “Também buscamos o bônus mérito que os professores já recebem”.

Representatividade - De 2010 pra cá, todas as diretorias eleitas no Sindicato tiveram presença de  Cozinheiro(a). Nosso diretor Denílson ressalta: “É imprescindível essa representação, pela importância funcional dos companheiros e também devido à força e ao prestígio da Comissão de Trabalhadores”.



Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home