(11) 2468-2607 / 2468-2608
22/7/2020 -  quarta-feira

Pressão popular garante aprovação
do Fundeb. Stap celebra vitória

Em derrota do governo e vitória da Educação, na terça (21), foi aprovado na Câmara dos Deputados, em dois turnos, o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

A aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/15, que torna permanente o novo fundo, teve o placar no primeiro turno de 499 votos favoráveis e apenas sete contrários. Já no segundo turno, 429 a favor, seis contra e uma abstenção. O texto segue para o Senado.

O relatório da deputada Professora Dorinha Seabra (DEM-TO) aumenta de 10% para 23% em seis anos a participação da União no Fundo. Do valor financiado pelo governo federal, 5% terão que ser aplicado para ações relacionadas à primeira infância.

O Sindicato celebra a conquista e agradece a mobilização dos Servidores da Educação. O presidente Pedro Zanotti Filho diz: “Agradecemos a todos os Educadores que se engajaram nesta luta junto ao Sindicato. Obrigado aos que nos enviaram vídeos, a fim de pressionar os parlamentares. Também agradeço aos deputados que atenderam ao nosso pedido por meio de ofício”.

Nossa diretora Sara Santana, professora e atual presidente do Conselho Municipal de Educação em Guarulhos, esteve na linha de frente da batalha desde o início. Ela comemora: “A garra e a força da Educação são grandes. Não é nossa primeira vitória, é mais uma pra conta, mas essa é especialmente histórica”.

Vídeo - O Stap agradece ao presidente da Força Sindical, Miguel Torres, pelo vídeo enviado em reconhecimento ao nosso esforço na luta pela aprovação do Fundeb. Pedro comenta: “Pra nós é uma honra ter a nossa Central unida nesta causa”.

Mais - Para saber mais sobre o texto aprovado acesse www.congressoemfoco.uol.com.br



O Fundeb foi aprovado em dois turnos na Câmara dos Deputados
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home