(11) 2468-2607 / 2468-2608
• 10/2/2020 - segunda-feira


Agentes Comunitários de Saúde
fizeram greve forte e vitoriosa


Um dos pontos forte do SUS é o Programa Estratégia Saúde da Família. E, nesse programa, é fundamental a atuação do Agente Comunitário de Saúde. O Agente é a linha de frente do Programa, porque tem contato direto e permanente com os pacientes, com visitas às casas e acompanhamento do quadro de saúde.

Mas, apesar dessa importância para a saúde pública, o Agente (ACS) não é devidamente valorizado. Por isso, em 2011 os companheiros fizeram greve. E foi uma greve forte e vitoriosa, bem preparada. Três conquistas, à época: aumento salarial de 11,45%, inclusão no Plano de Carreira, Cargos e Salários da Saúde e pagamento do Adicional de Insalubridade em grau médio (20%).

Outra conquista obtida pela força da greve foi expandir a chamada micro-área residencial do Agente Comunitário. Antes, a região era muito restrita e, caso o ACS se mudasse, ainda que para perto, era demitido pela Prefeitura. A expansão impediu essa injustiça.

Avaliação - Nosso secretário-geral, Rogério de Oliveira, Servidor da Saúde, comenta: “Esses companheiros fazem um trabalho admirável. Se a sociedade conhecesse de fato, as pessoas dariam muito mais apoio ao Sistema Único de Saúde e evitariam seu sucateamento pelos governos”. 


Greve em 2011 conquista aumento de 11,45%, inclusão no PCCS e Adicional de Insalubridade em grau médio

 

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home