(11) 2468-2607 / 2468-2608
• 13/9/2019 - sexta-feira

Palestra orienta como fica aposentadoria
com mudanças de Regime e Previdência

Contagem de tempo, adicionais de insalubridade e periculosidade, cálculo do valor do benefício, formas para se aposentar após a reforma, recolhimento de INSS atrasado, estes e outros temas foram abordados em palestra na sede do Stap na quinta (12).

Dezenas de Servidores esclareceram dúvidas, a fim de se aposentarem com segurança. A palestra foi conduzida pelo especialista César Tolentino, da Tolentino Aposentadorias, empresa que atua há mais de quatro décadas na área previdenciária.

Tolentino explica que, caso a reforma da Previdência seja aprovada, não haverá mudança para o Servidor público num primeiro momento. “O que pode mudar, mas ainda vai ser discutido no Senado Federal, são as regras de transição. Isso deve ser estudado, uma vez que depois da promulgação da reforma, as leis devem ser constituídas. Tem que aguardar”, afirmou. As regras de transição foram esclarecidas durante a palestra.


Tolentino explicou como ficará a aposentadoria com mudanças na Previdência

O especialista enfatiza que o Servidor que está na Prefeitura e ainda é CLT, se aposenta pelo Regime Geral, no INSS. Porém, para quem tem período com CLT e hoje é Estatutário, Tolentino recomenda que espere o tempo que falta para requerer aposentadoria pelo município. “Neste caso, deve entrar todo período que ele trabalhou, insalubridade, periculosidade, períodos recolhidos com atraso e não entrou no CNIS”, destaca.

A diretora Renata Grota conta que o objetivo de tratar este tema foi devido as diversas dúvidas, com a possível aprovação da reforma e transposição para o Regime Próprio. “Quando fizemos a parceria com o Tolentino, foi justamente pensando em facilitar a vida do Servidor. Ele instrui o processo de aposentadoria, faz o cálculo do tempo e valor do benefício, além de orientar no que for necessário”, diz.

Para a Servidora Rosirene Beralde, fisioterapeuta do CAMPD - Centro de Atendimento a Pessoa Deficiente a palestra foi esclarecedora. “Os Servidores devem procurar orientação especializada. Achei interessante quando ele falou sobre a expectativa do direito adquirido. A reforma não pode tirar a expectativa do trabalhador. Devemos brigar por isso”, finaliza.

Mais - Outras informações, serão divulgadas em vídeo. Acompanhe nosso site e Facebook e fique por dentro.


Presidente Pedro Zanotti abre palestra na sede do Sindicato

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home