(11) 2468-2607 / 2468-2608
• 21/8/2019 - quarta-feira

Especialista alerta para
cuidados na hora da aposentadoria

Chegou a hora de pensar na aposentadoria? Então é preciso ficar de olhos bem abertos e tomar uma série de cuidados. O primeiro passo é juntar a documentação exigida pelo INSS, principalmente os comprovantes de contribuição ao Instituto e holerites.

O alerta é do especialista em aposentadoria César Tolentino. Ele, que também é bacharel em direito, ainda lembra que “cabe à pessoa interessada comprovar os vínculos empregatícios e os pagamentos das contribuições que possam não estar registrados no CNIS, o Cadastro Nacional de Informações Sociais”.

As declarações de Tolentino foram dadas em entrevista ao jornalista João Franzin, da Agência Sindical, no momento em que  as atenções dos trabalhadores estão voltadas para a reforma da Previdência e suas consequências.

Mudanças
- “Se antes dessas mudanças introduzidas pela reforma o trabalhador já se sentia perdido na hora que a aposentadoria estava chegando, sem saber o que fazer, agora a situação se agravou” constata o especialista com centenas de aposentadorias no currículo.

“Ele precisa checar tudo. Ver se o CNIS calculou certo o seu tempo de contribuição, se levou em conta algumas características da sua ocupação para o caso de insalubridade, tempo passado no exército, trabalho no campo, entre outros pontos”, afirma Tolentino.

Não tem volta - Se os cálculos não forem feitos corretamente, o trabalhador vai perder. Não vai receber o benefício a que tem direito.
E não terá mais como alterar o valor depois que a aposentadoria sair.

Por isso, Tolentino aconselha o trabalhador procurar orientação quando for dar início ao processo de aposentadoria.

Parceria - Desde junho, o Stap possui parceria com a Tolentino Aposentadorias e passou a oferecer assessoria técnica aos associados que estão perto de se aposentar. Os interessados podem acessar o site www.voumeaposentar.com que disponibiliza mais informações sobre o tema.

Assista entrevista e saiba mais.



Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home