(11) 2468-2607 / 2468-2608

Especialista alerta para riscos
do ar-condicionado capenga

Nildo Queiroz é metalúrgico. Além disso, é formado Técnico em Segurança no Trabalho e preside o Diesat, que é Departamento Intersindical que cuida das questões ligadas aos acidentes e às doenças geradas pelo trabalho.

O especialista reforça que o segredo da segurança está na prevenção constante, feita por profissionais habilitados, sempre se respeitando a Lei e as Normas Regulamentadoras. No verão, devemos ter atenção especial para o ar-condicionado e os dutos dos aparelhos.

Suas orientações:

. No verão, usamos mais o ar-condicionado, por mais tempo e geralmente em potência máxima, seja em casa, seja no trabalho. O aparelho precisa estar muito bem instalado e passar por manutenção preventiva frequente. Muitos incêndios começam pelo ar condicionado.

. Os dutos, canos e demais partes precisam passar por limpeza regular. É sabido que bactérias se alojam ali e nós acabamos respirando esse ar, ingerindo a própria bactéria. Esse cuidado vale também para o ar-condicionado dos carros.

. Essa manutenção é feita pelo próprio Sesmest da Prefeitura (geralmente, o serviço conta com um Médico do Trabalho,  Engenheiro do Trabalho, Técnico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho). O cipeiro também pode ajudar muito na tarefa de prevenção.

. As denúncias de más condições e riscos podem ser feitas a vários órgãos públicos. Mas a recomendação é que se procure primeiro o Sindicato da categoria, onde, se for necessário, o trabalhador receberá também assistência jurídica.

. Caso um aparelho esteja mal-instalado, tenha fios emendados, ou seja, a famosa gambiarra, ele precisa ser desligado. Se ficar em funcionamento, com risco, é preciso isolar a área.

Mais informações - Nildo (11 97240.5693); Diesat (telefone: 2985.5673 ou www.diesat.org.br)


Nildo é Técnico em Segurança no Trabalho e preside o Diesat
 
 
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home