(11) 2468-2607 / 2468-2608

Editorial

Obrigado, trabalhadores na Saúde!

Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"
pedro@stapguarulhos.org.br

facebook.com/pedrozanottifilho

Se formos traçar duas linhas num gráfico – para Educação e Saúde – veremos que a linha da Educação tem uma curva ascendente mais forte que a da Saúde.

Não que tudo esteja bem na área da Educação. Ocorre que as coisas estão piores no setor da Saúde.

A população brasileira (uns mais, outros menos) abraçou a causa da Educação, entendendo que ela é fundamental para a Nação.

Mas a mesma população, por vários fatores, não empunhou a bandeira da Saúde, como deveria, abandonando, de certa forma, o imenso avanço que tivemos na Constituição de 1988. A Constituição criou o SUS e seus derivados, como o Programa da Saúde da Família.

Em 2008, o governo aprovou a Lei do Piso e da jornada para os Professores. Já a jornada de 30 horas, que é a grande bandeira dos trabalhadores na Saúde, nunca foi atendida.

Um dos fatores desse atraso é a ingerência espúria do capital. O poder econômico - dos convênios médicos e da indústria farmacêutica - influi nas políticas públicas e pressiona o Estado. Outros fatores ajudam a piorar a situação. Nossa classe média caiu no conto do vigário dos planos de saúde (e rejeitou o SUS) e boa parte da classe médica é mercantilista. Basta ver a guerra que suas associações criaram contra o Mais Médicos - um programa muito útil ao nosso povo.

Comento tudo isso pra lembrar que 7 de abril foi o “Dia Mundial da Saúde”. A data é uma formalidade, eu sei. Mas é sempre uma oportunidade de refletir sobre o tema, ressaltando que o profissional não-médico ganha mal, trabalha muito e enfrenta jornadas estafantes.

Eu, como muitos de vocês, já passei pela rede pública e por hospitais de convênios. Quero deixar o meu testemunho de que sempre fui tratado com muito zelo por auxiliares, enfermeiros e todo o corpo de trabalhadores.

Meu muito obrigado a vocês todos. Estamos juntos pelas 30 horas e valorização do profissional da Saúde.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home