(11) 2468-2607 / 2468-2608


15 de outubro – Dia do Professor
Diretoria do Stap defende convênio
para formação de Educadores

Leia reportagem com nossa diretora SaraNesta quarta (15), é comemorado em todo o Brasil o Dia do Professor. A luta por melhorias salariais e valorização dos Professores da rede municipal sempre foi prioridade da nossa diretoria, como registra hoje o jornal Folha Metropolitana.

O jornal entrevistou nossa diretora Sara Pereira Santana. Na matéria, com o título “Stap quer convênios com Unesp”, ela cobra da Prefeitura convênios com o Campus Pimentas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), para formação de Professores da rede, reivindicação incluída na pauta que o Sindicato negocia com a Administração.

Sara também defende a criação de um Centro de Formação de Professores, com sede no Adamastor Centro. “Nós temos que criar ferramentas para que o professor possa dar continuidade à sua formação e melhorar cada vez mais a qualidade do ensino levada em sala de aula”, diz nossa diretora.

O compromisso do Stap com os Educadores é patente. Um marco disso ocorreu em 2007, quando, com muita luta, o Sindicato garantiu na Justiça o merecido feriado aos profissionais da Educação, que a administração municipal havia retirado. Desde então, a data é respeitada.

Também em 2007, por meio de greve, os então Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADIs) conquistaram redução da jornada semanal de 40 para 33 horas e melhores condições de trabalho. Em 2010, passaram à denominação de Professor de Educação Infantil (PEI), com jornada de 30 horas semanais e melhoria salarial.

Ganhos - Nos últimos anos, foram inúmeras conquistas. Garantimos isonomia salarial entre Professores PEI e PEB; hora-atividade de 1\3 da jornada de trabalho; pagamento da Gratificação de Mérito; contratação de professor volante, para suprir as carências; e estamos com negociações avançadas sobre a avaliação de desempenho para evolução funcional.

“A Educação faz a diferença na vida da pessoa. Faz toda a diferença. Tenho muitos amigos professores. Sei da dedicação desses companheiros ao ensino e à formação dos alunos. A educação é, ainda hoje, a mais efetiva forma de inclusão social. Por isso, ao ensejo do Dia do Professor, mais que parabenizar, quero agradecer os professores, de ontem e de hoje”, diz nosso presidente Pedro Zanotti Filho.

Dia do Professor - A homenagem aos Educadoresfoi inspirada no gesto de D. Pedro I que escolheu o dia 15 de outubro para baixar o Decreto Imperial que criava em 1827 o Ensino Elementar no Brasil. A data foi oficializada como feriado escolar nacional pelo Decreto 52.682 do presidente João Goulart, em outubro de 1963.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home