(11) 2468-2607 / 2468-2608

Editorial

Não ao retrocesso!

Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"
pedro@stapguarulhos.org.br
www.facebook.com/pedrozanottifilho

Ao longo das décadas, o Servidor Público brasileiro tem sido sacrificado.
 
Na ditadura, fomos impedidos de nos organizar em Sindicatos e de lutar, de forma mais efetiva, por nossos direitos e valorização dos serviços públicos.
 
Nos anos Collor, éramos chamados de marajás e jogados contra a opinião pública.
 
Nos anos neoliberais de FHC, os defensores do Estado mínimo jogaram pesado para desmerecer a relevância da nossa função.
 
Tivemos alguns avanços nos últimos anos. Mas aquém do que precisamos. Em Guarulhos, conquistamos em lei a Comissão Permanente de Negociação (CPN), mas a batalha é tornar essa negociação mais efetiva e produtiva.
 
Pois bem. Agora, somos surpreendidos por um projeto que, na prática, impede a greve no serviço público. O Congresso Nacional, que nos deve a regulamentação da Convenção 151, da OIT, vem agora querer barrar o direito de greve.
 
Veja a contradição: o Congresso, ao não regulamentar a 151, nega a garantia da negociação dos Servidores – negociação absolutamente fundamental para que as demandas sejam debatidas, evitando-se a paralisação.
 
Há vários projetos no Congresso tentando restringir o direito de greve do Servidor, que conquistamos na Constituição de 1988. O atual tem uma agravante. É a iniciativa do senador tucano Aloísio Nunes Ferreira, que impõe barreiras e, na prática, impede a greve.
 
O trabalhador, do setor privado ou público, não faz greve pela greve. A paralisação é sempre consequência da intransigência patronal. Os governantes são apenas portadores de mandato, enquanto o Servidor é do quadro permanente do Estado, do Município ou da União. Nossa relevância para a Nação é inquestionável.
 
Os Servidores buscam avanços. Não abrimos mão de lutar e, por meio de greve, se preciso for. Rechaçamos o ataque a direitos. E dizemos não ao retrocesso. A todo retrocesso, legal, institucional e político!

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home