(11) 2468-2607 / 2468-2608
• 26/08/2025 - terça-feira

CPN debate condições de trabalho no Zoológico, 
Restaurante Popular, Ocas e Trânsito


Na tarde desta terça (26), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guarulhos (Stap) participou de mais uma reunião da Comissão Permanente de Negociação (CPN), realizada na Secretaria de Gestão. Vale lembrar que a CPN é lei em Guarulhos e ocorre mensalmente, com o objetivo de debater melhorias e solucionar problemas que afetam os trabalhadores da administração pública. Participaram da reunião os diretores Rogério Oliveira, Robson Pacheco, Márcio Pereira, além do presidente Pedro Zanotti Filho. 



Diretores se reúnem com representantes do Governo para debater demandas dos trabalhadores
Zoológico

O Stap cobrou a necessidade urgente de contratação de mais trabalhadores operacionais e tratadores, além da melhoria nas condições de trabalho. Após a discussão, ficou definido que será agendada uma nova reunião diretamente com o secretário da Pasta e com o secretário de Gestão e o Stap. Também foi acertado que o Sesmet fará visita técnica ao local para avaliar a situação.

Restaurante Popular

Em virtude da terceirização que ocorrerá no Restaurante Popular, a Secretaria de Assistência Social se comprometeu a dialogar com a Secretaria de Educação para garantir que os trabalhadores atuem o mais próximo possível de suas residências, sem prejuízos financeiros. O Sesmet também realizará visita técnica para avaliar a estrutura e as condições de trabalho.

Ocas

O Stap cobrou fortemente uma solução definitiva para os servidores do Ocas, que já pertencem, por decisão judicial, à Secretaria de Saúde. Apesar disso, continuam atuando de forma precária, sob promessa de redução da demanda de animais – o que não vem acontecendo.

O Sindicato lembrou que os servidores foram “emprestados” há oito anos, em uma situação que deveria durar apenas seis meses, o que vem gerando prejuízos salariais e insegurança funcional. Diante disso, o secretário de Gestão se comprometeu a agendar reunião com o Meio Ambiente, a fim de buscar encaminhamentos definitivos. 

Agentes de Trânsito

O Stap também cobrou pautas importantes relacionadas aos agentes de trânsito. A primeira questão tratou do não pagamento do adicional de risco de atividade aos novos agentes, que desde a admissão não vêm recebendo o benefício. Segundo o governo, isso ocorreu porque não foi enviado documento solicitando o pagamento.

O diretor Rogério abriu fala cobrando o aprovisionamento de verba para aplicação da evolução do plano de carreira, que permanece parado, mesmo já estando previsto desde 2024.

Por fim, o Sindicato cobrou o pagamento da periculosidade para os agentes de trânsito, uma vez que a atualização da NR-16 já foi publicada pela Portaria nº 1.411/08/2025, reconhecendo a atividade como perigosa. O governo sinalizou que o assunto será levado ao procurador do município e que trará respostas na próxima reunião da CPN.


Diretor Márcio (à esquerda) participa da cerimônia de assinatura da NR 16, feita pelo ministro do Trabalho Luiz Marinho

Cobrança permanente

O Stap seguirá acompanhando de perto cada uma das pautas discutidas na CPN. Para o Sindicato, é fundamental que os compromissos assumidos pela Administração avancem de forma concreta.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home