27/05/2025 - terça-feira
Sindicato se reúne com Agentes
de Combate às Endemias na Zoonoses
de Combate às Endemias na Zoonoses
Na manhã desta terça (27), diretores do STAP estiveram na unidade da Zoonoses (Bonsucesso) para dialogar com os Agentes de Combate às Endemias. A reunião contou com a presença dos diretores Rogério Oliveira, Robson Pacheco, Denílson Bandeira e do presidente Pedro Zanotti Filho. Entre os principais assuntos abordados estiveram a gratificação paga aos trabalhadores que atuam no programa de combate às endemias e o Incentivo Financeiro Anual (IFA).


Segundo os trabalhadores, a Secretaria da Saúde vinha pagando um incentivo no valor de R$ 300,00 para os Agentes que se disponibilizam a trabalhar aos sábados. No entanto, de acordo com relato da categoria, o próprio secretário de Saúde afirmou recentemente que o pagamento seria irregular, pois não há respaldo legal que o obrigue a manter essa gratificação. Ele também sinalizou que a continuidade do benefício dependeria da formalização de um acordo entre a Secretaria e o Sindicato.
O presidente Pedro Zanotti Filho esclareceu que o STAP tomará as providências cabíveis para garantir os direitos da categoria. “Vamos protocolar um ofício ainda hoje cobrando a regularização da gratificação e a abertura de negociação. Em breve, retornaremos com respostas à categoria”, afirmou Pedro.


Outro tema debatido foi o Incentivo Financeiro Anual (IFA), que funciona como um “14º salário” aos Agentes de Combate às Endemias. O STAP já ingressou com ação na Justiça para a inclusão dos trabalhadores no programa, como forma de valorização pelo importante serviço prestado à população.
Além das questões salariais, os diretores do Sindicato ouviram os relatos sobre as condições de trabalho. Muitos profissionais apontaram problemas recorrentes, como a precariedade das vans utilizadas nas atividades diárias. A direção do STAP se comprometeu a protocolar ofício junto à Administração municipal exigindo providências imediatas.
O Sindicato seguirá atuante na defesa dos direitos dos Agentes de Combate às Endemias e acompanhará de perto cada uma das reivindicações apresentadas.

