(11) 2468-2607 / 2468-2608
 5/06/2024 quarta-feira

Sindicato adere e organiza Campanha
de doação de sangue. Faça parte!

Nosso Sindicato organiza a 2º edição da Campanha Junho Vermelho, que tem o objetivo de reforçar a importância da doação de sangue. O evento acontece na sede do Stap, dia 14 de junho, das 9h às 16h. Qualquer pessoa pode fazer sua doação (regras abaixo). Para participar, basta agendar. Ligue para 2468.2607 ou mande mensagem para o número 2447.0081. 

A data foi escolhida estrategicamente, pois dia 14 celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Nosso diretor Serginho Oliveira organiza a Campanha e reforça: “Faça parte desta campanha. Seu sangue pode salvar muitas vidas. No dia da Campanha, será fornecido lanche após doação, uma camiseta de brinde e o atestado do dia”.

Presidente do Sindicato, Pedro Zanotti Filho apoia Campanha e abre as portas da sede para que o Hemocentro São Lucas receba muitas doações. Ele diz: “No ano passado foi um sucesso. Só no Stap foram doados mais de 26 litros de sangue. Quase 60 pessoas participaram desta corrente do bem. Nesse ano precisamos de mais. Venha fazer a sua doação”. 

Lei – Em Guarulhos, temos uma Lei de Incentivo a doação de sangue. É a “Maio Vermelho”, de autoria do vereador Maurício Brinquinho. “Nós, do Stap, estendemos o mês e realizamos em junho. Essa lei é muito importante para o município”, completou Pedro. 


Quem pode doar

Quem deseja doar sangue deve estar em boas condições de saúde. Entre os requisitos básicos estão: 

- Ter entre 16 e 69 anos; 

- Para a primeira doação, são aceitas pessoas com, no máximo, 60 anos; 

- Pesar no mínimo 50 kg; 

- Ter dormido ao menos por 6 horas na noite anterior; 

- Homens podem realizar até quatro doações ao ano, com intervalo de dois meses entre cada uma; 

- Mulheres podem realizar até três doações ao ano, com intervalo de três meses entre cada uma;

- No caso mulher não estar amamentando ou no período gestacional. Não ter feito exames ou procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;

- Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva, micropigmentação das sobrancelhas ou piercing (na cavidade oral ou genital impedem a doação) nos últimos 6 ou 12 meses (conforme avaliação);

- Não ter diabetes com uso de insulina e Epilepsia;
     
- Não ter tido Hepatite, após os 11 anos de idade;
                                                                                                                                       
- Tratamento médico e dentário, uso de medicamentos, viagens recentes entre outros critérios também serão avaliados na ocasião da entrevista clínica pré-doação;

Importante: Ainda que sejam realizados todos os testes de triagem sorológica, existe o risco de transmissão de enfermidades infecciosas pela transfusão de sangue, tais como: HIV, HTLV, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites B e C, dentre outras.

Por isso, é de suma importância que as respostas na triagem clínica sejam sinceras, a fim de garantir a segurança do doador e do receptor.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home