(11) 2468-2607 / 2468-2608
• 11/09/2023 segunda-feira


CPN debate problemas no Sesmt
e Gestão promete a reestruturar divisão
Em reunião no dia 6, representantes do Sesmt se comprometeram a solucionar problemas

A última Comissão Permanente de Negociação (CPN), realizada na quarta (6), teve como assunto principal o Sesmt. Reunidos com a diretora e o chefe de divisão do local, nosso Sindicato apresentou todas as dificuldades que os Servidores têm enfrentando nos Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho da Prefeitura de Guarulhos.


Além do presidente Pedro Zanotti Filho e da diretora Viviane Lourenço, o advogado do Sindicato, Dr. Marcelo de Campos Mendes Pereira participou da reunião. Ele abriu o debate com a seguinte frase: “Tenho recebido Servidor doente todo dia”. O advogado afirmou que semanalmente entra com ação na Justiça, em defesa de trabalhadores contra o Sesmt. “E a vitória é garantida, porque o Servidor tem sido maltratado naquele local”. 

Perícias - Um dos principais descasos do Sesmt é com relação às perícias médicas. Mesmo com o atestado de que o trabalhador está inapto para exercer suas funções, o médico do trabalho indica que o Servidor volte. Por isso, foram convidadas para a reunião as representantes do Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos Municipais de Guarulhos. 

Ao serem questionadas se o Ipref não poderia assumir as perícias, assim como o INSS, de maneira geral, elas responderam que o Ipref só faz perícia para concessão de benefício por incapacidade.

“Ipref não pode fazer por afastamento, doenças, licença-médica. É vedado pela Emenda Constitucional 103, por conta de um Decreto. O Ipref vai terceirizar a perícia para concessão de benefício por incapacidade”, informaram. 


RESPOSTAS DA GESTÃO

Representaram a Prefeitura a diretora da Secretaria de Gestão, Luciana Gomes Mendes Memento, que também dirige o Sesmt e o gestor do local, Carlos Henrique. 

Eles informaram que haverá uma reestruturação no Sesmt para que haja melhorias. “Haverá a contratação de mais médicos que foram aprovados no último concurso. Além disso, o Chefe de Divisão está fazendo um trabalho de formiguinha no local. Toda a demanda que recebe, que escuta de vocês, ele anota, dialoga, tenta melhorar. Aos poucos os problemas serão sanados”, afirmou a diretora Luciana.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home