(11) 2468-2607 / 2468-2608

Editorial

Só a confiança constrói vitórias!

Rogério de Oliveira - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"
rogerio@stapguarulhos.org.br

A crise política, econômica e moral no País afeta não só partidos e governos. As instituições também sofrem desgaste.

Há outra maldade das crises, que é a desconfiança. A tendência é a desconfiança geral descer para o particular e um suspeitar do outro – “irmão desconhece irmão”, como canta Paulinho da Viola em antiga canção.

Um povo se divide quando as instituições perdem credibilidade e a suspeita substitui a confiança nas relações entre entidades, poderes e pessoas. E a divisão é um veneno que mata.

Neste momento, eu não diria que os Servidores estejam divididos. Eu diria que muitos estão inseguros e com dúvidas, inclusive dúvidas a respeito da condução do Sindicato em algumas lutas da categoria.

Eu digo que a dúvida é humana, mas a desconfiança é diabólica. Duvidar, inquirir e questionar – isso é legítimo. Mas desconfiar não tem sentido, porque esse sentimento esmorece a própria pessoa,
contamina o coletivo e enfraquece uma entidade de classe. Quem ganha com isso? Quem ganha é o patrão, que se aproveita para impor suas condições.

Confie e lute - Nas épocas de crise, o primeiro inimigo a ser combatido é o inimigo interno, ou seja, o sentimento de desconfiança ou desânimo. Ante a crise, a solução nunca é individual e sim coletiva. Portanto, é fundamental estreitar os laços que fazem do funcionalismo uma coletividade.

Há muitas formas de estreitar esses laços e fortalecer o coletivo. Nenhuma delas passa longe do Sindicato de classe. O Sindicato ainda é, historicamente, a principal construção coletiva da classe trabalhadora.

Perder ou ganhar - Nos últimos anos, o funcionalismo municipal obteve ganhos e avanços concretos. Mas nem toda luta foi vitoriosa. Aliás, essa unanimidade não existe no mundo. O importante não é considerar eventual derrota um fato acabado. Não. Tem de se entender como uma fase da luta, que acumulou experiência e forças para novas lutas que virão.

Direitos - Neste momento, a Prefeitura está em dívida com muitos Servidores, principalmente com os Educadores. As companheiras e companheiros da Educação já mostraram que não esmorecem. O Sindicato está ao lado dos Servidores da Educação. A luta é justa. Da nossa parte, a Prefeitura não terá um segundo de sossego enquanto não honrar acordos, pagando o que deve.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home