(11) 2468-2607 / 2468-2608

Editorial

Democracia não é xepa de feira!

Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"
pedro@stapguarulhos.org.br

facebook.com/pedrozanottifilho

A democracia é o melhor dos regimes, porque pode ser aperfeiçoado pela pressão social, por leis, decisões do Supremo e por atos dos governos.

Mas, por ser uma construção histórica, a democracia reflete o acúmulo do passado, bem como as virtudes ou mazelas dos tempos atuais.

Boa para todos, a democracia é ainda melhor para a classe trabalhadora. O povo simples, ainda que sem cultura letrada, traz dentro de si a percepção de que o regime democrático propicia um mínimo de proteção.

Por isso, o povo é majoritariamente legalista. O povo protesta, exige, reivindica. Porém, não ofende, não agride, não humilha o alvo de seu protesto, ainda que este seja um governo impopular e sem rumo.

Não há registro recente de iniciativas populares contra a ordem jurídica e o Estado de Direito. Os ataques ao regime democrático partem, sempre, das classes dominantes ou de seus aliados e serviçais.

Foi o que vimos domingo (17), na deplorável sessão da Câmara, presidida pelo desqualificado Eduardo Cunha. Os discursos mostraram chocante grosseria. O nome de Deus foi largamente pronunciado em vão, mais do que a palavra Constituição, que devia estar em ali debate qualificado.

Aquela sessão e o fato de haver tantos parlamentares envolvidos em ilícitos, com muitos deles respondendo à Justiça, ou já condenados, mostram o quanto é urgente uma reforma política saneadora.

O Parlamento de uma República deve ser um colégio de eleitos, de melhores, de mais qualificados. E não a xepa de feira mostrada domingo.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home