(11) 2468-2607 / 2468-2608

Editorial

Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"
pedro@stapguarulhos.org.br

facebook.com/pedrozanottifilho
Desafios a vencer

A classe trabalhadora e os Servidores Municipais estão diante de vários desafios – gerais e específicos. Desafios que se agravam na medida em que a economia desaquece e setores patronais se sentem com força para atacar direitos.

No nosso caso, o desafio principal é fazer uma campanha salarial forte, participativa e vitoriosa. Já existe agenda de reuniões com o governo. Não queremos deixar a decisão para as vésperas do 1º de maio (data-base), porque isso dá ao prefeito a faca e o queijo e nos tira margem de manobra.

Também há questões localizadas a resolver, como a melhoria nas condições nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Falta de pessoal, obras, aumento da demanda e até o surto de dengue pioram os problemas para o Servidor do setor. A insegurança cresce a ponto de termos de pleitear ao governo a presença da Guarda Municipal nas UBSs. Nos cemitérios, as negociações andam devagar, porque o governo não trata as justas demandas dos companheiros com a devida seriedade.

Outro desafio, urgente, é derrotar o PL 4.330, que libera geral a terceirização, faz uma reforma sindical na marra e precariza, de vez, as relações de trabalho. No setor público, é ainda mais grave, pois o abuso nas terceirizações piora os serviços públicos e estimula propinas, corrupção e desvios de dinheiro público.

Toda vez que existe crise ou ameaça de crise a classe dominante e o patronato (incluindo o setor público) tentam passar a conta para a classe trabalhadora. É o que estamos assistindo hoje no Brasil. A nós cabe entender o que está acontecendo e reagir. Com unidade, força e muita luta!

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home