 Diretor Ivandro, doutora Tássia e diretor Sérgio com Servidoras
|
Companheiro(a): É lei. Empregador que dá calote em férias paga em dobro ao empregado prejudicado. Se é lei, precisa ser cumprida pela - no caso, pela Prefeitura de Guarulhos. E o Sindicato fará isso. Nosso Jurídico já está ultimando os preparativos da ação coletiva, para todos.
O presidente Pedro Zanotti Filho afirma: “Vamos abrir a ação em nome de todos os companheiros prejudicados, sócios ou não do Sindicato. O processo abrange Servidores da Educação, Guarda, Zoonoses, Saúde, operacionais, cozinheiras e todos os demais setores. Se levou calote no abono de férias e no pecúnio, será coberto pela ação judicial”.
Dobro - Nosso advogado, dr. Marcelo Mendes Pereira, explica que a multa, ou seja, o pagamento em dobro vale tanto para quem ficou sem receber o abono de férias de 1/3 quanto ao Servidor que recebeu o pecúnio – 10 dias “vendidos” ao empregador. Prefeitura não se compromete com prazo de pagamento O Sindicato requereu, por escrito, à Secretaria de Administração e Modernização, resposta oficial sobre a data exata em que serão pagos abono de férias de 1/3 e pecúnio. Até meados da tarde desta sexta (9), não havia resposta.
Fala-se que será no dia 15. Mas queremos por escrito. “Falado, da boca pra fora, não tem valor. Queremos resposta, preto no branco”, diz nosso diretor Ivandro Moreira.

 | Luta contra calote agita semana dos Servidores |
Milhares de Servidores retornaram ao trabalho, no início do ano, com uma péssima notícia: a Prefeitura não havia pago o abono de férias (1/3 do benefício) ou pecúnio, que são os 10 dias que o funcionário pode “vender” ao empregador.
O Sindicato reagiu de pronto. A saber: a) Denunciamos publicamente o calote; b) Mobilizamos nosso Jurídico, que passou a atender na sede os Servidores lesados; c) Cobramos, por ofício, exigindo da Prefeitura resposta por escrito sobre a data exata em que o pagamento será feito. RESULTADOS
A denúncia teve larga repercussão na imprensa. Na quarta (7) foi manchete da Folha Metropolitana; também saiu com destaque no site da Força Sindical e de outras entidades; nosso presidente Pedro Zanotti Filho falou ao vivo à rádio web da Agência Sindical.
A repercussão prosseguiu. Na quinta (8), nossa denúncia sobre o calote abriu manchete na página 13 do jornal Diário de S. Paulo; voltou a ser destacada no site da Força; pautou reportagem do jornal O Globo, que enviou jornalista à nossa sede; foi publicada no site da Agência Sindical e também no boletim Repórter Sindical.
Jurídico - Nossos advogados continuam a atender Servidores na sede. Vai ser aberta (já está em preparo) ação coletiva em nome dos prejudicados, inclusive pleiteando-se indenização, prevista em lei.
Pedro - “A denúncia à imprensa é uma forma de pressionar ainda mais o mau patrão. Não é a única. Vamos também à Justiça. E a possibilidade de greve continua”, afirma nosso presidente Pedro Zanotti Filho.

 | Repúdio ao terrorismo |
Sindicato é organização que luta por justiça social e paz. Dessa forma, repudiamos toda forma de terrorismo – por pessoas, grupos ou Estados. Também repudiamos desrespeito à opção religiosa das pessoas.
A disputa pelo poder, em padrões civilizados, é legítima. Mas o sangue de inocentes não pode ser derramado.
Questão complexa, o terrorismo tem muitos ângulos de abordagem. Por exemplo: o maior ato terrorista da atualidade foi cometido pelos Estados Unidos ao jogar duas bombas atômicas sobre a população civil de Hiroshima e Nagasaki, mesmo já estando aniquilado o exército do Japão e tendo o governo daquele país iniciado negociações de paz.
As religiões são sempre construtivas. Destrutiva é a manipulação da fé. Justiça, progresso e paz: são as bandeiras que unem a humanidade!
A diretoria
|
 | Stap pede explicações sobre falta de para-raios no HMU |
Nosso Sindicato encaminhou nesta quinta (8) ofício à Secretaria da Saúde para que explique denúncia sobre ausência de para-raios no Hospital Municipal de Urgências (HMU). O diretor Rogério de Oliveira explica: “O diretor do Sindicato, Ivandro, ouviu essa denúncia hoje de manhã no programa de rádio do jornalista Pedro Notaro, e passou pra mim. Fui ao HMU. Na verdade, tem para-raios. Mas não estão aterrados. Quer dizer: o equipamento está lá, mas não funciona, não está servindo pra nada”. Denúncias ao Sindicato, ligue 2468.2607 e 2468.2608. |
|
|
 | Reflexão sobre calote salarial |
Argeu Quintanilha de Carvalho era advogado trabalhista. Havia sido professor e metalúrgico, ajudando a fundar o Sindicato da categoria em Campinas. Anos depois, foi um atuante Delegado do Trabalho no Estado, marcando sua gestão pelo rigor nas fiscalizações de empresas desonestas e no combate aos acidentes de trabalho.
Quanto ao atraso no pagamento salarial e verbas trabalhistas, ele fazia paralelo com o não-pagamento de pensão alimentícia. Lembrava que vai preso pai que nega pensão ao filho. Dizia que, com relação ao atraso do salário, urgia a lei ser mais rigorosa com o patrão.
Se a empresa é de fundo de quintal e está quebrada, entende-se o atraso (não que se concorde). Mas patrão rico, como a Prefeitura de Guarulhos, não tem razão para deixar de pagar direitos sobre os quais não cabe dúvida ou controvérsia.
É só uma reflexão ante o calote da Prefeitura em cima do abono de férias, de 1/3, ou pecúnio de 10 dias a milhares de Servidores.
Mau patrão não pode ficar impune! |
 | Utilize os serviços disponíveis na sede |
A sede do Sindicato oferece uma série de serviços ao Servidor. Temos salão de cabeleireiro, lan house, aulas de dança de salão, atendimento jurídico e vários convênios.
Um dos serviços mais procurados é o cabeleireiro. O salão oferece atendimento de ótima qualidade, com preços especiais. Corte masculino e feminino, hidratação e escova estão entre os serviços. |
 | Fique sócio pelo nosso site: é fácil e sua sindicalização é automática |
Companheiro(a): é fácil ser sócio do Stap, ter acesso a serviços, ganhar benefícios, desfrutar de convênios e fortalecer ainda mais a sua entidade de classe. COMO FAZER - Entre em nosso site, clique no ícone “Fique sócio do Stap pela Internet” e se sindicalize. Fica logo abaixo na nossa página, mais à direita. Atenção: as demais formas de sindicalização, por ficha ou quando da visita de nossos diretores, continuam.
Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. |
Ajude a mobilizar. Use as redes sociais |
O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o esforço humano colocou à disposição da nossa geração.
Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos, podendo veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações.
Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato, www.facebook.com/servidoresdeguarulhos
E-mail - Fale com a gente também pela internet. Nosso e-mail é sindicato@stapguarulhos.org.br |
 |
|