Visualização da Newsletter

Edição nº 373, de 5 dezembro de 2014 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br

Encontro Nacional avança
luta dos Agentes de Trânsito
Stap presente, com Serginho e Márcio


Serginho e Márcio (ambos de camiseta amarela) no 3º Encontro

Os Agentes de Trânsito dão passos decisivos na regulamentação da Carreira e fortalecimento de sua pauta unitária e nacional. Nos dias 27, 28 e 29 de novembro foi realizado em Fortaleza o 3º Encontro Nacional dos Agentes de Trânsito. O evento reuniu 400 trabalhadores de todos os Estados, exceto Acre.

Guarulhos participou de todos os Encontros e teve presença destacada no terceiro, com os companheiros Sérgio Luiz Gomes (Serginho), Servidor na Secretaria de Transportes e Trânsito e diretor do Stap, e Márcio Pereira de Souza, também Agente e nosso associado. Ambos foram eleitos representantes na Associação Nacional dos Agentes.

Resoluções - O Encontro aponta para entendimentos com a Casa Civil da Presidência da República, a fim de agilizar a normatização das garantias da PEC 77/2013, aprovada em maio. Pela emenda constitucional, os Agentes passam a integrar os quadros da segurança pública.

Apoio - “Agora, por ser Carreira, a contratação do Agente terá de ser por concurso público”, afirma Márcio Pereira. Desde o início, o Stap apoiou essa luta dos Agentes de Trânsito. “O Sindicato é nosso parceiro de primeira hora”, diz Márcio.

Pedro Zanotti Filho, presidente do Stap, afirma: “Os Agentes mostram união e organização. Os companheiros já conseguiram ganhos concretos”.

Agentes da STT rejeitam proposta da Prefeitura para o PCCS


Servidores do STT reunidos no Stap

Os Agentes de Transportes e Trânsito, Técnicos em Semaforização, Analistas de Transportes e Trânsito e Educadores de Trânsito, recusaram a proposta apresentada pela Prefeitura para o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) específico da categoria. A reunião que decidiu continuar a luta por um plano de carreira melhor ocorreu terça (2), na sede do Stap.

O acordo apresentado pela Administração não trouxe avanços em relação à proposta anterior, que já tinha sido rejeitada. Vale lembrar que os gestores não incorporaram na minuta as sugestões feitas pelos companheiros à última versão do texto.

Os companheiros da STT iniciarão uma operação padrão nas atividades da secretaria, até a Prefeitura mudar de postura e abrir negociações sérias visando melhorar as condições de trabalho e salários do efetivo.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Com um de nossos diretores.


Condutores de motolância cobram contratações

Ivandro com Servidores do Samu

Na segunda (1º), os diretores Ivandro Moreira e Rogério de Oliveira estiveram na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a fim de conversar com os Servidores e verificar as condições de trabalho no local.

O Sindicato está acompanhando diversas demandas do setor. Entre elas, o pagamento do adicional de Periculosidade (30% do salário base) aos condutores de motolância (ambulância sobre duas rodas).

A portaria do Ministério do Trabalho, que regulamenta o pagamento do benefício aos trabalhadores que usam motocicleta no serviço, foi assinada dia 13 de outubro.

Contratações - O diretor Rogério comenta: “Observamos que o espaço físico, material e equipamentos são satisfatórios, mas anotamos algumas queixas”. Ele explica que os trabalhadores cobram a ampliação do quadro de profissionais na base.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com nossos diretores.


Demandas no cemitério São Judas são entregues

Ivandro com Servidores do Samu

Os diretores Ricardo da Silva e Renata Grota estiveram sexta (28) com gestores do serviço funerário da Prefeitura, a fim de encaminhar pauta de reivindicações dos Servidores do cemitério São Judas, no Picanço. As demandas foram repassadas ao Sindicato em reuniões com os trabalhadores dos dois plantões.

Entre os principais itens da pauta, estão contratação de mais Servidores para o serviço operacional, aquisição de mais uma caçamba para recolhimento de entulho e instalação de um local próprio para acomodação dos trabalhadores. Os gestores se comprometeram a dar retorno no início do ano que vem.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com os diretores Ricardo e Renata.


Jornal Stap Informa circula na base

Nossos diretores percorreram a base, durante toda a semana, a fim de distribuir a edição de novembro do jornal Stap Informa. O destaque da publicação é a Festa do Servidor, realizada no Sítio Vale Verde dia 1º de novembro.

O jornal também faz um balanço das lutas e conquistas da categoria neste ano e o que ficou para ser cobrado da Administração Pública em 2015. Clique aqui e leia na integra.


Guarulhos precisa avançar e promover mais inclusão
Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"

pedro@stapguarulhos.org.br
www.facebook.com/pedrozanottifilho

Nos últimos 50 anos, o Brasil passou por uma rápida e violenta urbanização. A zona rural se esvaziou, enormes levas se mudaram para as cidades, inchando as regiões metropolitanas.

A mudança, sem planejamento e parte dela sob ditadura, criou graves traumas à Nação: explodiu a crise habitacional; a violência se multiplicou; o subemprego foi explorado ao máximo; a exclusão social adquiriu proporções gigantescas.

Os governos pós-ditadura pouco fizeram e os oito anos neoliberais de FHC só agravaram a condição de milhões de brasileiros, especialmente no Nordeste e nas periferias metropolitanas.

Guarulhos faz parte dessa periferia. Durante décadas, a cidade cresceu aos trancos e barrancos, vendo a população trabalhadora empurrada para bairros afastados, sem infraestrutura; e outros, pior ainda, verdadeiros aglomerados e favelas.

Nessa conjuntura, os Servidores Públicos vivem uma dupla condição. A condição de trabalhadores, quase sempre mal pagos; e a de profissionais encarregados de levar serviços à população. Boa parte dessa população é carente e não pode viver sem assistência pública.

Em anos recentes, a cidade melhorou seus índices de desenvolvimento; o PIB municipal cresce continuadamente; e o orçamento municipal já é o segundo do Estado.

Mas o Servidor não colheu os frutos desse crescimento. Os salários ainda são baixos, falta Plano de Carreira e as demandas da base se acumulam, ante a má vontade da Administração Municipal.

O Sindicato tem atuado em várias frentes, no comando de mobilizações e lutas, muitas vezes vitoriosas. O Sindicato também encaminha demandas da base e cobra o governo municipal. O Sindicato pressiona em duas pontas: pela valorização do funcionalismo e cobrando mais e melhores serviços públicos à cidadania, da qual fazemos parte.

É esse o quadro de Guarulhos ao completar 454 anos. Não estamos no pior dos mundos, é verdade. Mas a condição do funcionalismo ainda está muito aquém daquela que a Administração poderia nos propiciar, até porque recursos não faltam.

Ao ensejo de mais um aniversário da cidade, o Sindicato reafirma o compromisso de valorização do funcionalismo e pela construção de uma cidade mais justa e inclusiva.


Utilize os serviços disponíveis na sede

A sede do Sindicato oferece uma série de serviços, que propiciam maior comodidade ao Servidor. Temos salão de cabeleireiro, lan house, aulas de dança de salão, atendimento jurídico e vários convênios.

Um dos serviços mais procurados é o salão de cabeleireiro. O salão oferece atendimento de ótima qualidade, com preços especiais. Corte masculino e feminino, hidratação e escova estão entre os serviços.


Fique sócio pelo nosso site:
é fácil e sua sindicalização é automática

Companheiro(a): ficou mais fácil ser sócio do Stap, ter acesso a serviços, ganhar benefícios, desfrutar de convênios e fortalecer ainda mais a sua entidade de classe.

COMO FAZER - Entre em nosso site, clique no ícone “Fique sócio do Stap pela Internet” e se sindicalize. Fica logo abaixo na nossa página, mais à direita.

Atenção: as demais formas de sindicalização, por ficha ou quando da visita de nossos diretores, continuam.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607.


Ajude a mobilizar. Use as redes sociais


O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o gênio humano colocou à disposição da nossa geração.

Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos, podendo veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações.

Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato, www.facebook.com/servidoresdeguarulhos

E-mail - Fale com a gente também pela internet. Nosso e-mail é sindicato@stapguarulhos.org.br