Visualização da Newsletter

Edição nº 554, de 3 de agosto de 2018 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br

Protesto popular e sindical
defende Saúde pública de Guarulhos



Diretor Rogério comanda passeata até a Secretaria da Fazenda

Centenas de manifestantes participaram terça (31) de ato em defesa da Saúde em Guarulhos. A mobilização denunciou a terceirização, o sucateamento de hospitais e a falta de insumos e remédios, além de atrasos salariais. O protesto foi organizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), Fórum Popular de Saúde de Guarulhos e Fórum Leito é Direito, com apoio do Stap e várias Centrais Sindicais.

Para nosso presidente Pedro Zanotti Filho, a saúde de Guarulhos entrou em fase terminal. “Temos três hospitais de referência, todos terceirizados, com atendimento precário e devendo salários. Faltam também medicamentos e insumos”, ele critica. 

O diretor Rogério de Oliveira, que preside o CMS, reforça: "O prefeito Guti trata com descaso a população. Queremos que preste esclarecimentos. Esse foi o primeiro de grandes atos que faremos”.

Passeata - Após o protesto na Praça Getúlio Vargas, os manifestantes caminharam até a Secretaria da Fazenda, a fim de pressionar por liberação de verbas para a Saúde. O Conselho também ingressou com ação na Justiça e obteve liminar contra a ameaça de fechamento do HMU.

Imprensa - O protesto teve ampla repercussão na mídia. Os jornais Guarulhos Hoje e Folha Metropolitana noticiaram o fato, além de portais com Espalha Fatos e Força Sindical. O SPTV 2ª Edição, na Rede Globo, esteve no HMU e informou sobre o risco de fechamento. 

Stap promove debate com ex-ministro Padilha

 

A luta em defesa da saúde pública continua. Segunda, dia 6, nosso Sindicato realiza debate com o tema: “A saúde pública - da criação ao desmonte... O SUS pede socorro”. Será às 18h30, em nossa sede, com palestra do ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que discorrerá sobre o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nossa diretora Renata Grota vai falar sobre o histórico do SUS, e o diretor Rogério abordará o tema “Atenção Básica: o que é, como está e o que almejamos para Guarulhos”.

A diretora Viviane Lourenço, responsável pela organização do evento, comenta: "O SUS é uma criação vitoriosa, que atende milhões, em todo o País. Precisamos lutar pelo seu fortalecimento e combater a mercantilização da saúde”. 


AÇÃO SINDICAL E CIDADÃ

Pedro Zanotti Filho Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"

pedro@stapguarulhos.org.br
facebook.com/pedrozanottifilho

Terça, o sindicalismo uniu forças no protesto contra o desmonte do HMU e da rede de saúde de Guarulhos. Forças do movimento social se somaram ao ato chamado pelo Conselho Municipal de Saúde, presidido pelo nosso secretário-geral Rogério de Oliveira.

Parabéns a todas as pessoas e entidades que organizaram e participaram desse ato pujante e cívico.

Na base, temos notícia boa de melhorias na Regional II - São João. Nosso objetivo é obter condições dignas de trabalho para os valorosos Servidores.

Na Educação, buscamos garantir a avaliação de desempenho, que assegura progressão na Carreria.

Quanto aos companheiros da STT, o Sindicato persiste junto ao governo na reivindicação do pagamento de horas extras a um grupo de Servidores.

Nossa diretoria cuida, ainda, de outras demandas da base. E nosso Jurídico segue ativo na defesa dos interesses individuais e coletivos.

DENUNCIE - Volto a pedir que você denuncie más condições de trabalho ou assédio. O Sindicato sempre estará de portas abertas.

VOTO - Você vota em quem quiser. Mas preste atenção no candidato. Se é deputado ou senador que busca reeleição, verifique se: a) Ele votou a favor da terceirização; b) Apoiou o golpe de Estado disfarçado de impeachment; c) Apoiou a lei trabalhista de Temer e d) É a favor da reforma da Previdência.

Evidentemente, esse tipo de político não merece o voto dos trabalhadores.

Um abraço.


Pressão garante melhorias na Regional II (São João)


Diretores Márcio, Leandro, Pedro e Rogério

Quarta (1º), houve reunião da Comissão Permanente de Negociação (CPN) que tratou das condições de trabalho dos funcionários da Regional II - São João, da Secretaria de Serviços Públicos. Participaram nosso presidente Pedro Zanotti Filho e os diretores Rogério de Oliveira, Márcio Pereira e Leandro Martins.

Avanço - Dia 20, o Sindicato esteve no local e foram identificados muitos problemas nas condições de trabalho. Encaminhamos ofício cobrando melhorias. Na CPN, o secretário de Gestão Eduardo Kamei informou que já providenciou uma reforma no local. Ele garantiu que em 30 dias a obra estará completa, com reestruturação no vestiário, banheiro e outros espaços. “Em breve voltaremos ao local, para ver o andamento da reforma”, observa Pedro.
 
STT - Além das demandas da Regional II, tratamos do pagamento de horas extras feitas por Servidores da Secretaria de Transportes e Trânsito. “A representante do setor afirmou que, até o final deste mês, será apresentada uma forma de quitação da dívida”, destaca nosso presidente.

Proguaru - Na quinta (2), os diretores Eli Edgar dos Santos, Leandro Martins e Jair Lima estiveram na Regional São João da Proguaru. Os trabalhadores se queixam de más condições de trabalho. Após conversar com vários Servidores, nossos diretores verificaram que faltam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e ferramentas. “Vamos cobrar melhorias”, diz Eli.

Mais - Para outras informações, ligue no Sindicato. Nosso telefone é 2468.2607.


Encaminhamos reivindicações na área de Educação


Diretor Ivandro protocola ofício na Secel

Nossos diretores Ivandro Moreira e Sara Santana se reuniram segunda (30) com gestores do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (Doep) e Departamento de Ensino Escolar (DEE), na Secretaria de Educação.

Eles trataram de problemas na rede, como superlotação em salas, principalmente creches. Os Docentes defendem o aumento do número de creches ou de salas nas unidades, a fim de adequar o número de alunos e professores em sala previsto na legislação municipal. “O correto é que haja pelo menos um professor para cada oito crianças”, diz Sara.

Avaliação de desempenho - Na quarta (1º), Ivandro protocolou ofício na Secretaria de Educação, para cobrar uma resposta à promessa de regulamentar a avaliação de desempenho. Em março, o Sindicato se reuniu com o secretário João Carlos Pannocchia, que ficou de fazer um estudo do impacto financeiro e dar retorno. Porém, até agora nada aconteceu.

A regulamentação é importante porque interfere na progressão funcional dos Educadores.

Mais informações - Ligue no Sindicato (2468.2607) e fale com Sara ou Ivandro.

FORTALEÇA A ENTIDADE. SEJA SINDICALIZADO



Companheiro da Proguaru fica sócio

O Stap saúda a consciência classista de quem já é associado. Mas podemos ter um Sindicato com mais conquistas ainda. Para isso, propomos a ampla sindicalização.

Vantagens - São muitas. Entre elas, planos de saúde, atendimento odontológico exclusivo na clínica Guarudonto, Clube de Campo próprio e assistência jurídica especializada. Temos ainda as Colônias dos Hoteleiros, entre outros.

Fique sócio - Pra se sindicalizar, basta ligar no Sindicato (2468.2607) e falar com nossos diretores. Agende uma visita ao seu local de trabalho.




FIQUE BEM INFORMADO. ACESSE SEMPRE O SITE DO STAP

O Sindicato melhora comunicação com a base. Com a reformulação do site, ficou mais ágil e dinâmica a navegação.

Ele passa a ser responsivo, ou seja, se adapta a qualquer dispositivo que o usuário esteja visualizando, com base no tamanho da tela. Ficou mais fácil navegar pelo celular.

Acesse - O endereço continua o mesmo: www.stapguarulhos.org.br