Visualização da Newsletter

Edição nº 537, de 6 de abril de 2018 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br

Acordo de horas na Prefeitura mantém conquistas
ameaçadas por lei trabalhista de Temer



Pedro Zanotti e Renata Grota se reuniram com o secretário Eduardo Kamei

A aprovação da reforma trabalhista causou mudanças drásticas nas relações de trabalho. Vários setores já sofrem impactos negativos. Porém, em meio a este quadro adverso, o Servidor de Guarulhos conquistou uma grande vitória. Nosso Sindicato conseguiu renovar o Acordo Coletivo de Compensação e Prorrogação de Jornadas de Trabalho com a Prefeitura.

A assinatura ocorreu terça (3), na Secretaria de Gestão. Nosso presidente Pedro Zanotti Filho e o secretário Eduardo Kamei assinaram o documento.

Pedro - “A reforma trabalhista veio para retirar direitos, inclusive alguns que estão em nosso acordo. Porém, nosso Sindicato lutou e conquistou mais uma vitória. Após reuniões com a Administração, conseguimos preservar as jornadas atuais”, destaca.

Benefícios - O acordo beneficia mais de 20 mil trabalhadores. Uma das conquistas foi a manutenção dos benefícios atuais dos Servidores que atuam na jornada de 12X36. Entre eles, as duas folgas no mês e folga adicional para quem trabalhar em feriado. Se a folga adicional não for concedida no mês subsequente, o Servidor receberá em dobro aquele dia trabalhado.

Adicional noturno e horário para saídas de banco também continuam valendo.

Confira alguns itens:

1) Jornada 12X36 garante dois descansos extras mensais - com um domingo de folga por mês. A nova lei trabalhista não prevê esse direito.

2) Horário de banco para os operacionais durante o expediente, sem desconto e sem compensação. Essa é uma conquista do Sindicato, decorrente de negociação coletiva de anos atrás.

3) Nos dias de prova o estudante pode sair uma hora mais cedo.

4) Horário de estudo: quando o profissional está estudando em estabelecimento de ensino oficial, não pode ser mudado de horário, mesmo sendo promovido.

Clique aqui e leia na íntegra.


SINDICALISMO EM MOVIMENTO


Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"

pedro@stapguarulhos.org.br
facebook.com/pedrozanottifilho

A campanha salarial é a prioridade do Sindicato e do funcionalismo. Esperamos seja também para o governo, pois uma campanha bem sucedida fará bem à categoria, à gestão pública e aos serviços que prestamos à população.

A campanha é uma das nossas ações atuais. Há outras, e muitas. Saúdo, nesse sentido, a renovação do Acordo Coletivo de Compensação e Prorrogação de Jornadas de Trabalho com a Prefeitura, que preservou os direitos e as condições anteriores para mais de 20 mil trabalhadores. Isso é importante numa época em que a lei trabalhista de Temer agride direitos e ataca a organização sindical.

Nossos diretores também têm atuado na Proguaru. Uma das ações é a recepção aos novos companheiros, a quem falamos da atuação sindical e convidamos à sindicalização. Os diretores também visitam todas as Regionais, levantando pautas de reivindicações dos Servidores.

Sindicalismo é movimento: movimento sindical. O Sindicato vai até a base e a base vem até o Stap. Essa dinâmica viva e ativa fortalece o Sindicato. Essa força nos permite, mesmo em meio a uma conjuntura de grave crise, prorrogar um acordo sobre jornadas, que embute a garantia de direitos e conquistas.

Um abraço. A todos, a quem peço engajamento na campanha salarial. Um alerta. O Brasil vive momento grave. Não podemos aceitar a ditadura da toga, que, por não ter suporte social e do voto, se deixa pautar pela fala de fardados – os quais respeitamos – mas a quem não cabe ingerir nos Poderes do Estado Democrático.


Visitas às Regionais da Proguaru seguem a todo vapor


Diretor Eli na Regional do São João da Proguaru

O Sindicato iniciou quarta (4) uma agenda de visitas às Regionais da Proguaru. Até 12 de abril, nossos diretores estarão com os trabalhadores da empresa, a fim de ouvir demandas locais e encaminhar reivindicações visando melhorar as condições de trabalho.

A primeira reunião ocorreu na unidade de Cumbica. Na quinta (5), o Sindicato esteve na São João. Nesta sexta (6), a visita ocorreu na Regional Aeroporto. Os encontros foram coordenados pelos diretores Eli Edgar dos Santos, Jair Lima e Ivandro Moreira.

“Ouvimos os companheiros e falamos sobre segurança do trabalho e assédio moral, entre outros temas. Também debatemos itens da nossa pauta de reivindicações na Campanha Salarial deste ano, que tem data-base em maio”, destaca Ivandro.

Sindicalização - Outro assunto abordado foi a importância que tem a sindicalização, a fim de fortalecer as lutas da categoria e a defesa dos direitos. Por isso, nosso Sindicato vem fazendo um esforço visando ampliar o quadro associativo em toda a base, inclusive na Proguaru. Na empresa, só nesta semana cerca de 15 Servidores se tornaram sócios.

Informações - Para mais detalhes sobre nossa agenda de visitas ligue para 2468.2607 e fale com Ivandro ou Eli.


Servidores da extinta Agru obtêm apoio no Sindicato


Diretoras Renata e Viviane e Servidores da Agru

Na segunda (2), nosso Sindicato esteve em reunião com os Servidores da extinta Agência Reguladora de Serviços Públicos de Saneamento Básico de Guarulhos (Agru). Apesar de concursados, em regime de CLT, os 14 funcionários estão ameaçados de perder o emprego.

Em reunião com as diretoras Renata Grota e Viviane Lourenço, eles debateram alternativas para evitar que todos sejam exonerados, após decisão judicial que considerou inconstitucional a criação da agência.

A proposta do Sindicato é que estes Servidores sejam aproveitados pela Administração municipal. Alternativas jurídicas estão sendo analisadas por nossos advogados.

Informações - Para saber mais ligue para 2468.2607 e fale com um de nossos diretores.

Fique atento aos prazos da atualização cadastral


Acesse o portal do Servidor e saiba mais.

Clínica oftalmológica oferece desconto especial a sócios

O Stap está sempre buscando parcerias, a fim de oferecer aos associados descontos especiais em ampla gama de serviços. Uma delas é com a clínica oftalmológica Ophalprime. Sócios pagam apenas R$ 60,00 por consulta.

O atendimento de terça a quinta é das 13 às 17 horas. Aos sábados, das 10 às 17 horas. A clínica fica na rua Luiz Faccini, 161, Centro, Guarulhos-SP.

Consultas - Para agendar, ligue no 2441.0074.


Fique sócio do Sindicato e ganhe serviços

Nosso Sindicato já tem um índice de sindicalização bem acima da média nacional. Mas queremos que ele cresça, porque o aumento na sindicalização fortalece as lutas da categoria e, ao mesmo tempo, propicia serviços e assistência para mais Servidores.

“Todos os dias, a equipe de sindicalização visita repartições. O Sindicato também faz campanha pelo site, boletim eletrônico, vídeos e redes sociais”, conta nosso diretor Leandro Martins, um dos coordenadores da sindicalização.

Atrativos - São muitos. Entre eles, planos de saúde com preços diferenciados, atendimento odontológico exclusivo na clínica Guarudonto, Clube de Campo próprio e assistência jurídica especializada em áreas de interesse do funcionalismo público.

Visitas - Caso você queira de sindicalizar, ligue para o Sindicato em 2937.7144 e fale com Leandro, Rogério, Renata ou outro diretor. Agende uma visita a seu local de trabalho.


Acesse nosso Canal no YouTube com mais de 150 vídeos

A tecnologia agiliza a comunicação. Uma das formas que nosso Sindicato tem utilizado para levar informações ao funcionalismo são os vídeos, gravados na sede, nas manifestações ou em ações nos locais de trabalho.

Vale assistir o recado dos nossos diretores, as orientações do Jurídico e a manifestação dos Servidores da nossa base.

Clique aqui e assista ao vídeo desta semana. Se inscreva!