Visualização da Newsletter

Edição nº 399, de 26 de junho de 2015 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br
Conquistamos repasse do Pmaq
com muita luta e ação coletiva

2014 - Diretor Rogério e ACSs da UBS Ponte Alta
Companheiro:

Este ano, as equipes que integram o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq) receberão o segundo ciclo do incentivo financeiro repassado pelo Ministério da Saúde. Os valores referentes às equipes integradas no primeiro ciclo do Programa foram repassados no segundo semestre de 2014.

O pagamento da remuneração extra, compromisso com os Servidores cuja contrapartida é o cumprimento de várias metas de trabalho, só foi conquistado após muita luta – iniciada pelo Sindicato em 2013. Os companheiros se lembram das exaustivas reuniões na sede e na Comissão Permanente de Negociação (CPN), até garantirmos o repasse.

No primeiro ciclo foram beneficiados 791 Servidores. Os trabalhadores receberam 20% do valor transferido pelo Ministério da Saúde. O benefício foi destinado aos companheiros das equipes contratualizadas.

Nosso presidente Pedro Zanotti Filho destaca: "Foi uma conquista importante, mas continuamos na luta até assegurar que os valores fossem melhorados e chegassem a um número maior de Servidores".

Agora, dia 12 de junho, a Prefeitura divulgou no Diário Oficial a relação de quem vai receber o repasse do incentivo financeiro referente ao segundo ciclo. Como resultado da nossa luta, os valores melhoraram e a abrangência do Programa foi ampliada – incluindo companheiros de todas as Unidades Básicas de Saúde.

Avanços - Na etapa atual, todos os trabalhadores da Atenção Básica terão direito à remuneração extra, desde que preencham os critérios estabelecidos na lei. O montante será maior, chegando a 40% do valor repassado, e as despesas com imposto sairão dos outros 60%.

Reunião dia 4 de julho vai debater problemas no pagamento

A divulgação da Portaria com a lista de quem vai receber o pagamento integral, parcial ou teve o benefício suspenso, gerou insatisfação em várias UBSs. No entanto, o Sindicato não esmoreceu nem vai abandonar esses companheiros. Vamos continuar lutando para que não ocorram injustiças no repasse do incentivo financeiro.

Reunião - Já convocamos os Agentes Comunitários de Saúde e outros Servidores para reunião na sede do Stap (avenida Esperança, 840, Vila Progresso), a fim de debater o problema. Será dia 4 de julho (sábado), às 10 horas. O diretor Rogério de Oliveira, que é Servidor da Saúde, afirma: “Vamos exigir critérios justos e cobrar a valorização de todos que trabalharam duro”.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com nossos diretores.


Assinado acordo coletivo na Proguaru

Stap e proguaru assinam acordo coletivo

O acordo coletivo 2015 na Proguaru foi assinado na segunda (22). O documento garante importantes vitórias para os trabalhadores da empresa, entre elas o pagamento de vale-refeição/alimentação (VR/VA) durante as férias, feriados ou faltas.

Também será fornecido vale adicional quando o Servidor realizar, no mínimo, quatro horas extras nas suas folgas ou nos dias destinados a descanso.

Benefícios - A Convenção assegura direito à cesta básica, mesmo a quem estiver afastado por acidente ou doença ocupacional. Clique aqui e leia a íntegra.

CLT - Nosso advogado Marcelo Mendes Pereira destaca: “Considero extremamente importante esse acordo. Com isso, temos certeza da continuidade de benefícios que vão além da CLT”.

Informações - No Sindicato, ligue para 2468.2607. Fale com um de nossos diretores.


Stap protocola demandas sobre RJU

Presidente Pedro protocola documento
Após várias reuniões sobre o Regime Jurídico Único, o Sindicato elaborou um documento com 15 itens, que enumera as demandas que foram apresentadas pelos Servidores nos debates. As sugestões e propostas serão negociadas com a Administração.

O documento foi protocolado sexta (19), na Secretaria de Administração e Modernização. Clique e leia a íntegra.

As reuniões serviram para ampliar a divulgação da proposta do Executivo entre a categoria. O Sindicato também acompanhou as apresentações no Adamastor, organizadas pela Prefeitura. O presidente Pedro ressalta que, quando foi lançada a proposta de mudança no Regime Jurídico, o Stap assumiu o compromisso de promover um amplo debate com a categoria.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com um de nossos diretores.


Orientamos Servidores sobre contaminação no HMU

Hospital passou por descontaminação
Ao ser informado na terça (22) sobre suposta superbactéria no Hospital Municipal de Urgências (HMU), nosso diretor Rogério de Oliveira – que é Servidor da Saúde – se dirigiu à unidade hospitalar. “Falei com a secretária do diretor, que solicitou que eu fosse à Secretaria de Saúde, onde seria recebido pela diretora de Vigilância em Saúde”, conta.

Na Secretaria, ele se reuniu com a diretora de Recursos Humanos, Luciana Zanotto, a diretora de Vigilância em Saúde, Cristina Magnabosco, uma enfermeira do Centro de Controle de Infecção Hospitalar e o clínico-geral do HMU. “Expus nossas preocupações com os Servidores”, lembra.

Precauções - A diretora de Vigilância em Saúde assegurou ao Stap que os trabalhadores que apresentarem alterações de saúde serão submetidos a todos os exames de rotina.

Orientações - O Sindicato orienta os Servidores a redobrarem a vigilância, observando com atenção qualquer mudança em suas condições de saúde. Além disso, pedimos a todos que nos comuniquem qualquer situação adversa relacionada ao HMU.

Informações - No Sindicato, ligue para 2468.2607. Fale com o diretor Rogério.


Sindicato vistoria nova sede da SDU
Stap vistoriou novas instalações da SDU
O Sindicato vistoriou segunda (22) o novo prédio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU). O endereço é avenida Salgado Filho, 3.137, Vila Rio de Janeiro.

O prédio, que tem 11 andares, ainda passa por alguns reparos, como conserto do elevador, instalação de internet, reforma nos banheiros, no espaço para alimentação e vestuários. A previsão é que a nova sede esteja pronta para ser inteiramente ocupada dentro de a 20 ou 30 dias.

O Stap ficará de olho para checar as condições de trabalho e segurança nas novas acomodações. O objetivo é evitar que haja transtornos para os Servidores.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com nossos diretores.


Jornal Stap Informa chega aos locais de trabalho
Diretor Ricardo e Servidoras da Proguaru
Os diretores do Stap estão percorrendo a base, a fim de entregar a edição de junho do jornal Stap Informa, publicação que repercute os assuntos de interesse do funcionalismo municipal. A publicação está sendo distribuída em todos os locais de trabalho desde terça (24).

Com a manchete “Hora de garantir conquistas e avançar com o novo regime”, o jornal traz matérias que abordam as lutas da categoria em defesa dos direitos e melhores condições de trabalho. Na página 3, matéria com gráfico mostra a evolução no valor do vale-refeição, que aumentou 300% em dez anos.

Pmaq - Os companheiros das UBSs ligadas à atenção básica estão recebendo também um boletim específico, que trata do pagamento do incentivo financeiro repassado pelo Ministério da Saúde.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Passe em nossa sede e retire seu exemplar. Leia também a versão on-line no site do Sindicato.

Entre em contato por meio do nosso WhatsApp
O Sindicato criou mais um canal de comunicação com o Servidor. Abrimos uma conta no WhatsApp, aplicativo que permite a troca de mensagens pelo celular, por voz ou texto. O objetivo é facilitar ainda mais o contato com a base e agilizar a troca de informações.

Adicione o Stap - O número é 9 9967.6209. Esse é mais um instrumento para sanar dúvidas, informar sobre serviços, benefícios e tratar de assuntos de interesse do funcionalismo. O contato será feito apenas por mensagens.


O que e quem fazem mal à saúde

Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"

pedro@stapguarulhos.org.br
www.facebook.com/pedrozanottifilho
Ao longo dos últimos anos, muitas vezes, o Sindicato atuou, interveio, denunciou, combateu e agiu em defesa da segurança, da saúde e da integridade dos Servidores.

Escola de lata faz mal à saúde; descumprimento de Normas (NRs) faz mal à saúde; Cipa manietada pelo patrão faz mal à saúde; contaminação em terreno rente à escola faz mal à saúde; prédio com risco de desabamento faz mal à saúde; fiação exposta faz mal à saúde; sanitário precário faz mal à saúde; falta de EPI faz mal à saúde; condição insalubre faz mal à saúde.

Poderia citar outras tantas situações, como a bactéria potente que obriga ao fechamento do PS do Hospital Municipal de Urgências. Estamos preocupados com a saúde dos usuários, claro. Mas e a saúde do Servidor do HMU?

Tudo isso junto prejudica a saúde. Porém, a fonte desses males é a política dos gestores públicos, que não coloca o funcionário no centro das prioridades.

Cemitérios - O Stap continua pressionando a Prefeitura para que pague Adicional de Insalubridade em grau máximo aos companheiros dos cemitérios e de todo o sistema funerário.


Parceria com a Caixa beneficia categoria

O Sindicato firmou convênio com a Caixa Econômica Federal, que vai facilitar a portabilidade de empréstimos. O mecanismo permite obter taxas de juros menores. Por ser banco público, sem fins lucrativos, a CEF pode oferecer melhores condições de pagamento.

COMO FUNCIONA - A Caixa “compra” a dívida do Servidor com outra instituição bancária, oferecendo taxas mais favoráveis. O empréstimo será por meio de crédito consignado (em folha), com desconto mensal limitado a 30% do salário.

COMO FAZER - A Caixa faz plantão diário em nossa sede, em local especialmente reservado.

Informações - Venha à sede do Sindicato, fale com a representante da Caixa. Ou ligue 2468.2607 e informe-se com nossas recepcionistas.


Fique sócio pelo nosso site.
É fácil, e sua sindicalização é automática

Companheiro(a): ficou mais fácil ser sócio do Stap, ter acesso a serviços, ganhar benefícios, desfrutar de convênios e fortalecer ainda mais a sua entidade de classe.

COMO FAZER - Entre em nosso site, clique no ícone “Fique sócio do Stap pela Internet” e se sindicalize. Fica do lado superior direito da página inicial.

Atenção: as demais formas de sindicalização, por ficha ou visita de nossos diretores nos locais de trabalho, continuam.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607.


Ajude a mobilizar. Use as redes sociais
O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o gênio humano colocou à disposição da nossa geração.

Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos, podendo veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações.

Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato,
www.facebook.com/servidores.deguarulhos

E-mail - Fale com a gente também pela internet. Nosso e-mail é sindicato@stapguarulhos.org.br