(11) 2468-2607 / 2468-2608

• Editorial

Defesa da CLT é bandeira que une o sindicalismo

Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"
pedro@stapguarulhos.org.br
www.facebook.com/pedrozanottifilho

Há 70 anos, a relação entre capital e trabalho no Brasil era selvagem. O empregador podia tudo, o empregado era escravizado em jornadas desumanas e salário de fome.

Essa situação começou a mudar com a revolução de 1930, que derrotou a oligarquia agrária e atrasada, vindo a colocar a questão social na agenda política brasileira.

A luta dos tenentes abriu espaço para Getúlio Vargas, que colocou a questão social (e trabalhista) no tabuleiro político. Como resultado, houve a criação do salário mínimo e da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O mínimo acabou com a situação famélica dos trabalhadores urbanos e a CLT criou uma rede de proteção legal.

Em 2013, a CLT comemora 70 anos e será a grande bandeira do 1º de Maio Unificado da Força Sindical e demais Centrais. Com dois objetivos: 1) Valorizar a conquista histórica que ela representa; 2) Mandar um recado ao patronato que a classe trabalhadora não aceita corte em direitos.

Muitos Servidores também dependem da CLT. Para o funcionalismo, existe o estatuto do Servidor e valem também os acordos firmados pelo Sindicato. Mas as contratações no regime celetista crescem no setor público.

E a velha e boa CLT é um ícone, é uma marca da luta sindical. É a base da estabilidade econômica e social da massa trabalhadora. Até porque, como ensinava o professor Aníbal Fernandes, “os direitos são a propriedade do povo”. Viva os 70 anos da CLT!

.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home