(11) 2468-2607 / 2468-2608
• 25/11/2021 - quinta-feira

Senado aprova Piso Nacional dos
enfermeiros. Sindicato comemora avanço

Vitória importante para os trabalhadores da Enfermagem. O Senado aprovou na quarta (24) o Projeto de Lei 2.564/2020, que estabelece o Piso Salarial Nacional de R$ 4.750,00 mensais para Enfermeiros. Técnicos, Auxiliares e Parteiras receberão 70% e 50% desse Piso, respectivamente. A proposta agora segue para análise da Câmara dos Deputados.

O texto, de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), recebeu voto favorável da relatora, senadora Zenaide Maia (Pros-RN), que apresentou o substitutivo aprovado em Plenário.

O Piso valerá para enfermeiros contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (os celetistas) e para Servidores Públicos da União, dos Estados e dos Municípios.

O PL altera a Lei 7.498 de 1986, que regulamenta o exercício da Enfermagem no País, estabelece um mínimo inicial para a categoria e deverá ser pago por serviços de saúde públicos e privados, para jornada de trabalho de 30 horas semanais. Atualmente, a legislação não prevê Piso para os profissionais.

Nosso diretor Rogério de Oliveira, que é da área da Saúde, considera justa a conquista no Senado. Ele diz: “A pandemia deixou evidente a importância da valorização aos companheiros. A baixa remuneração de nossos profissionais da linha de frente, a falta de equipamentos, insumos básicos e outras questões também contribuíram".

Rogério relembra: “A luta é antiga. Em 2013, fomos à Brasília pressionar os deputados para que regularizassem a jornada de trabalho na Enfermagem de 30 horas. São mais de 20 anos na luta”.

Ação - O Stap encaminhará carta aos deputados federais Alencar e Eli Corrêa, a fim de solicitar apoio na Câmara. Pedro Zanotti filho, nosso presidente, diz: “Esperamos que os deputados se sensibilizem e tenham respeito à profissão. Além de reconhecer o empenho da classe que mais se dedicou na pandemia”.

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária semipresencial.   Na ordem do dia, o PLP 73/2021, que repassa apoio financeiro ao setor cultural (Lei Paulo Gustavo). Na pauta, ainda, o PL 2.564/2020, que institui o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira. Plenário também pode votar o PL 316/2021, que atribui aos fornecedores de produtos ou serviços a obrigação de provar que eles são próprios para consumo ou uso, e o PDL 988/2021, que aprova um acordo entre o Brasil e a República Moldova.  Em pronunciamento via videoconferência, senadora Zenaide Maia (Pros-RN).  Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
A proposta agora segue para análise da Câmara dos Deputados
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home