(11) 2468-2607 / 2468-2608

• 5/4/2021 - quinta-feira

Sistema funerário de Guarulhos pode
ser afetado com colapso em SP

A situação dos cemitérios municipais de São Paulo preocupa. Na última semana, o Cemitério Vila Nova Cachoeirinha suspendeu os sepultamentos por falta de espaço. Diante disso, é preciso ficar alerta com a sobrecarga no sistema de Guarulhos.

Nosso diretor Ricardo da Silva explica que o Serviço Funerário do município não entrou em colapso, mas já existe uma carga maior nos quatro cemitérios municipais: Vila Rio, Bonsucesso, São Judas (Picanço) e Centro. "Se continuar aumentando o número de mortes pela Covid-19, poderemos ser afetados", explica Ricardo.

Diretor Ricardo alerta: "É preciso ficar atento ao avanço da Covid-19, pois podemos colapsar o sistema funerário da cidade"

Diante disso, o Stap atua pela proteção dos Servidores. "Esses trabalhadores estão expostos ao vírus. Esse é um serviço essencial. Por isso, atuamos para que os funcionários dos cemitérios sejam testados pelo menos uma vez por mês e verificamos o fornecimento e uso de EPIs", informa nosso diretor.

Direitos - O advogado do Sindicato, dr. Marcelo de Campos Mendes Pereira lembra que todos os funcionários de cemitérios estão amparados pela lei e, por isso, recebem adicional de insalubridade. "Todo trabalhador tem direito a um ambiente seguro para desempenhar suas funções", ressalta o dr. Marcelo.

Justiça - O Sindicato segue na luta para que todos os Servidores que atuam na linha de frente sejam testados. Isso evitaria proliferação do coronavírus. Mas a Prefeitura prefere fechar os olhos para a gravidade da doença e não testa todos os que atuam no combate à Covid-19.

Dia 30, protocolamos documento que cobra da Prefeitura o cumprimento de decisão judicial que obriga os testes em todos os Servidores da linha de frente, incluindo os da Proguaru, Guarda Municipal e Assistência Social.

"Já estamos com uma ação ajuizada e eles estão descumprindo. Agora, estamos pedindo a aplicação de multa diária", informa o dr. Marcelo de Campos Mendes Pereira.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home