(11) 2468-2607 / 2468-2608
• 13/5/2019 - segunda-feira

Cortes de recursos afetará a Educação Básica
e funcionamento das escolas municipais


Os trabalhadores da Educação irão cruzar os braços dia 15 de maio, quarta, contra o corte de recursos para o setor e em defesa das aposentadorias. O Sindicato apoia a paralisação e convoca os Professores da rede municipal para ato na avenida Paulista, no vão livre do Masp, às 14 horas.

Com os cortes no MEC, a Educação brasileira será atingida brutalmente. De acordo com a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil), a Educação Básica terá bloqueio de 39,68%.

Grande parte dos programas voltados à Educação Básica atingidos pelos cortes estão alocados no orçamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que perdeu, no total, R$ 984,8 milhões.

De acordo com nossa diretora Sara Santana, atual presidente do Conselho Municipal da Educação, o FNDE manda recursos aos municípios para auxiliar no transporte, alimentação, construção de creches e aquisição de equipamentos (mobiliário).

“O valor é repassado para as escolas. Porém, com o corte no orçamento elas receberão 35% a menos”, diz Sara. Segundo nossa diretora, Guarulhos vai perder em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino.

Somente do programa de apoio à infraestrutura de escolas do ensino básico, foram congelados R$ 273,3 milhões, cerca de 30% do total destinado. A verba é usada na manutenção, reforma e aquisição de mobiliário das unidades escolares.

Greve - É importante a adesão de todos os trabalhadores da Educação nesta greve. Nosso presidente Pedro Zanotti Filho reforça: “Não podemos aceitar calados os cortes brutais do governo e uma reforma da Previdência que retira direitos. Por isso, convoco a todos para o ato desta quarta. Mobilize seus colegas”.  

Ônibus - A lista com os nomes dos Servidores que irão no ônibus disponibilizado pelo Sindicato já está disponível. Ligue no Sindicato e deixe seus dados ou, se preferir, vá presencialmente e assine. Nosso telefone é 2468.2607. O endereço é avenida Esperança, 840.  A inclusão de nome irá até terça (14), às 18 horas.

A concentração será a partir das 13 horas, na sede do Sindicato. 
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home