(11) 2468-2607 / 2468-2608
• 26/4/2019 - sexta-feira

Diretoras debatem medicalização nas escolas
com Secretarias de Saúde e Educação

Na quarta (24) e quinta (25), nossas diretoras Sara Santana, presidente do Conselho Municipal de Educação, Viviane Lourenço, membro do Conselho Municipal de Saúde e Renata Grota, que também é membro do CME participaram de reuniões com representantes da Secretária de Educação e Saúde. Na pauta: medicalização nas escolas e o surto da doença de Mão, Pé e Boca nas creches.

Segundo a diretora Sara, o Conselho busca atuação conjunta das secretarias, a fim de garantir respaldo na saúde das crianças nas escolas. “Solicitamos que haja profissionais de Saúde nas instituições de ensino para darem acompanhamento às crianças que fazem uso contínuo de remédios”, diz.

Nas últimas semanas, nove escolas passaram pelo surto da doença Mão, Pé e Boca. “A orientação é que os profissionais tenham cuidados com a higienização dos ambientes e lavem as mãos sempre que necessário”, afirma. E completa: “Pedimos que a prefeitura garanta os materiais básicos para higienização”.


Diretoras Sara e Renata participam de reunião na Secretaria de Educação

Sara explica que a secretária de Saúde, Ana Cristina Kantzos, se comprometeu a circular Normativa pedindo que os médicos afastem crianças, matriculadas na rede, com doenças infectocontagiosas. “A ideia é que afastem crianças e garantam que as mães cuidem delas em casa”.

Além disso, a titular da Pasta também ficou de orientar a gerência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a entrar em contato com as direções das escolas de suas regiões. “A ideia é que os docentes identifiquem os alunos que precisam de atendimento médico e avisem, a fim de proporcionar vagas mais rápidas, com prioridades”, relata.

Primeiro socorros - Outra questão abordada na reunião foi à formação em primeiro socorros. A Lei Lucas, sancionada em outubro de 2018, determina que Professores e funcionários prestem primeiros socorros aos alunos, com punições aos que descumprirem.  “Queremos que a Administração forneça a formação nas escolas aos profissionais, antes que sejam cobrados na execução do procedimento”, cobra.

Acompanhamento - Nossas diretoras, conselheiras de Saúde e Educação, voltarão a se reunir com os gestores, a fim de cobrar devolutiva do que foi acordado.

Mais - Para outras informações, ligue para 2468.2607 e fale com Sara, Renata ou Viviane.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home