(11) 2468-2607 / 2468-2608
• 1°/3/2019 - sexta-feira

Rogério foi entrevistado em programa
ao vivo da TV Agência Sindical

Rogério de Oliveira, nosso secretário-geral e atual presidente do Conselho Municipal de Saúde de Guarulhos, foi entrevistado quinta (28) pelo programa Repórter Sindical na Web, na TV Agência Sindical.

Ele foi reeleito para reconduzir o CMS por mais um ano. Como primeiro sindicalista a presidir órgão, Rogério falou de suas atribuições e desafios para este novo mandato. O dirigente reforça o papel do Conselho. “Ele é deliberativo. Todas as ações de saúde e o investimento do dinheiro público tem que passar por ele, para que seja feita avaliação”, diz.

Neste ano acontece a 16° Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), em Brasília. O objetivo é que os participantes analisem as prioridades locais de saúde, formulem propostas no âmbito dos municípios, dos Estados e da União, além de elaborar um relatório final.

Rogério explica: “Ela é chamada de ‘8ª+8’ porque foi na 8ª Conferência de Saúde o marco do SUS dentro da assembleia constituinte”, realizada em 1988. A partir de então, o atendimento de saúde SUS passou a ser de graça, seguindo três princípios básicos: universalidade, integralidade e equidade.

Deficiências - O dirigente atribui à falta de investimento a responsabilidade pela má qualidade que o atendimento da saúde pública enfrenta atualmente. “Guarulhos investiu no ano de 2018 1,4 bilhão, o Estado de São Paulo investiu 145 bilhões. Mesmo com este investimento não há uma saúde de qualidade. O problema está na má gestão do dinheiro público”, reforça. 

Formação - O Conselho é tripartite. “A formação tem 50% de representantes de usuários, 25% de trabalhadores e 25% da administração”, conta. O Stap tem cadeira cativa no CMS.

As reuniões acontecem nas unidades de cada região. “O encontro é aberto e com possibilidade de discussões em todas as UBS. Além disso, obrigatoriamente, temos uma vez no mês um pleno, onde se reúnem 80 conselheiros, convidados e população”, afirma.

Esse encontro geralmente ocorre na rua Íris, 300, Centro de Guarulhos, sempre às 14 horas.

Assista - Amanhã (2), o conteúdo irá ao ar pela TV Guarulhos, Canal 3 da NET. O programa já está disponível na integra no canal do YouTube da Agência Sindical.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home