(11) 2468-2607 / 2468-2608
• 7/8/2018 - terça-feira

“O SUS está absolutamente desmontado”,
afirma Padilha, ex-ministro da Saúde

“Nunca houve um desmonte tão grave ao SUS como que está sendo feito pelo Congresso Nacional, pelo governo federal e por muitos governos municipais”, afirmou o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, médico infectologista e sanitarista em debate no Sindicato nesta segunda (6). 

Criador do programa Mais Médicos, Padilha participou da mesa de debate com o tema: “A saúde pública: da criação ao desmonte... O SUS pede socorro”.


Padilha discorreu sobre grave situação do SUS no País e apontou saídas para melhoria

Além do ex-ministro, a mesa contou com a presença da secretária de Assuntos Jurídicos e Formação Sindical do Stap, Renata Grota, que tratou do histórico do SUS; e do secretário-geral do Sindicato e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rogério de Oliveira, que abordou o tema Atenção Básica de Saúde. 


Nossa diretora Renata Grota falou sobre o histórico do Sistema Único de Saúde

Risco - Para Padilha, o Sistema Único de Saúde vive um momento muito grave de fechamento de serviço. “Têm várias cidades que estão fechando hospitais e unidades de saúde. Isso é extremamente grave. As coisas começam a aparecer como a taxa de mortalidade infantil, que só reduzia nos últimos 26 anos, voltou a crescer no Brasil, por conta desse desmonte”, enfatizou.
 
Terceirização - Segundo o ex-ministro, as áreas fins não devem ser terceirizadas. E como melhoria e avanço ele aponta: “Defendo que tenhamos um estatuto de valorização do trabalhador da Saúde. Pra isso, teremos que mudar a lei e o Congresso Nacional, para que o trabalhador da Saúde tenha direito”. 
Rogério, nosso secretário-geral, afirma que a terceirização é danosa ao SUS. “Eles entram como Organização Social e 'quarterizam' praticamente todo serviço como alimentação, lavanderia, recepção e o serviço médico”. 


Rogério de Oliveira abordou a Atenção Básica de Saúde

Pedro – “Diante a grave crise que Guarulhos enfrenta na área de Saúde, o Stap não vai ser furtar, de maneira nenhuma, de cobrar os poderes legislativo e executivo, por melhorias”. Essa foi a fala do nosso presidente, Pedro Zanotti, que acompanhou atentamente o debate. “A ideia é dar continuidade a eventos como esse. Já fizemos um grande ato em defesa da Saúde na semana passada e continuaremos nessa campanha, com debates, entrevistas, encontros e orientações aos Servidores e população. A importância agora é fortalecer o SUS”.

Nosso presidente Pedro Zanoti disse que o Stap seguirá com debates sobre a Saúde

Continuação - O site do Stap vai dar sequência às informações sobre o debate com matérias em vídeo. O conteúdo será divulgado ainda nesta semana. Acompanhe. 
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home