(11) 2468-2607 / 2468-2608
• 8/2/2018 - quinta-feira

Servidoras se queixaram ao Stap
de advertências injustificadas


O Sindicato recebeu na noite de quarta (7) mais de dez Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) da UBS Ponte Alta. O grupo apresentou queixa em relação a advertências aplicadas por enfermeiras na unidade a seis Agentes.

Entenda
- Dia 3 de fevereiro, houve campanha de vacinação contra a febre amarela nas UBSs de Guarulhos, o chamado Dia D, convocada pela Secretaria de Saúde. Os Agentes contaram que houve uma comunicação informal por parte da unidade, para que toda equipe de enfermagem e 10 agentes comparecessem na ação. Quem se dispusesse a participar do serviço voluntário, deveria dar o nome.

“Depois dessa convocação informal, circulou pelo whatsapp um papel com o nome do secretário, informando que seria necessário apenas duas", explicou ma agente. A convocação acabou sendo para 10 ACSs. Porém, apenas quatro se dispuseram. Diante da baixa adesão, algumas enfermeiras resolveram fazer sorteio para destacar os ACSs para a ação.

"Fomos sorteadas, mas debatemos e deixamos claro tanto antes, quanto depois que não iríamos, porque foi algo em cima da hora. Tínhamos compromissos e que cuidar dos nossos filhos”, explicou uma Agente. Ela e outras cinco Agentes não puderam comparecer no dia.

Advertência - Sob alegação de falta de justificativa, elas foram advertidas. “As enfermeiras disseram que nós consentimos com a convocação. Mas não foi isso que aconteceu. Não aceitamos essa injustiça”, reclama outra Agente. A advertência foi aplicada sem testemunhas das ACSs.

Encaminhamento - O Sindicato protocolará ofício na Secretaria de Saúde, pedindo a suspensão das advertências. “A decisão do grupo de enfermeiras foi açodada. Se o serviço era voluntário, não deveria ter ocorrido a advertência”, critica nosso diretor Rogério de Oliveira.


Diretores Eli, Ivandro e Sara em reunião com as agentes na sede


Diretor Rogério explica que o Sindicato encaminhará oficio à Secretaria
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home