(11) 2468-2607 / 2468-2608
• 20/10/2017 - sexta-feira
Economista do Dieese valoriza
conquista dos Professores


A mobilização dos Professores, aliada à pressão sindical, conseguiu com que a Prefeitura quitasse débitos atrasados para sete mil Educadores. A soma do valor depositado em conta, dia 10, chega a R$ 32 milhões. A simples divisão deste valor por sete mil dá em torno de R$ 4.570,00 para cada beneficiado.

O Sindicato conversou com Rodolfo Viana, economista do Dieese. Ele valoriza a conquista e diz: “Estamos numa época de recessão, desemprego e dificuldades para as negociações sindicais. Portanto, uma conquista nesse valor beneficia não só conjunto de Servidores, mas tem impacto na economia da cidade e região”.

Ciclo - Segundo o economista, “Guarulhos ainda não estancou a sangria da perda continuada do emprego formal, que cai há vários meses”. Cai emprego, caem também renda e consumo. Por isso, ele observa, “a conquista dos professores acabará ajudando a cidade inteira, na medida em que parte considerável desse ganho irá para o consumo de bens e serviços”. Para Rodolfo Viana, a tendência é aquecer primeiro setores do comércio.

“Geralmente, a pessoa beneficiada compra eletrodomésticos, vestuário e material de construção”.

Renda
- “Cada conquista dos trabalhadores ajuda a distribuir renda, reforçando o papel histórico do sindicalismo. Ainda mais se considerarmos que o consumo está represado há dois anos”, comenta o economista. Ele completa: “Isso é muito importante, especialmente neste momento de reforma trabalhista e duros ataques do governo às organizações dos trabalhadores”.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home