(11) 2468-2607 / 2468-2608

Editorial

 
COMPREENDER E REAGIR!

Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"
pedro@stapguarulhos.org.br

facebook.com/pedrozanottifilho

É natural que o trabalhador primeiro se preocupe com seu interesse imediato. Ou seja, emprego, salário e os direitos que interferem no seu dia a dia.

Mas trabalhador é cidadão. E o Servidor é mais: é cidadão cujo trabalho tem ligação direta com a vida das pessoas, principalmente das mais carentes.

Por que digo isso? Porque o Servidor sofre triplamente a crise. Primeiro, sofre com a crise econômica nacional; segundo, com os ataques de patrões e governos a direitos; terceiro, com o desmonte do Estado por meio do governo neoliberal.

Peço que você pare e reflita sobre o que está ocorrendo no Brasil. Veja:

Estado - O governo Temer é contra o Estado democrático e, por isso, cuida de desmontar as conquistas da Constituição e as garantias nela contidas. O congelamento dos investimentos por 20 anos é um ataque brutal ao Estado;

Ordem social - O Capítulo VIII da Constituição define a Ordem Social e estabelece que o trabalho é o valor máximo da Nação e a Seguridade Social é o pilar que sustenta a Ordem Social. Ao atacar a ordem, o governo quer em seu lugar instaurar a desordem social;

Soberania - O governo Temer protege as multinacionais e vai, aceleradamente, desmontando a indústria nacional. Sem indústria forte, a economia não se levanta e o País passa a depender da produção estrangeira. Isso acaba com nossa soberania.

Observe: com o ataque ao Estado, a agressão a direitos e o desmonte da economia nacional, a operação desmanche se completa. Os vendilhões da Pátria, na verdade, querem nos transformar num quintal dos Estados Unidos e do grande capital.

Os ataques são fortes e graves. Mas o povo precisa reagir. Aliás, temos o direito de reagir e nos defender.

Nessa conjuntura grave, um Sindicato não pode muito. Mas pode alguma coisa. Da luta nós não vamos desistir!

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home