(11) 2468-2607 / 2468-2608

Stap denuncia sobrecarga de trabalho
na Saúde em audiência na Câmara

O Sindicato participou, nesta quarta (27), de audiência pública na Câmara Municipal, que tratou de problemas que têm sido identificados no atendimento de Saúde do município. Na ocasião, o Stap foi representado pelos diretores Rogério de Oliveira, que também é integrante do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Renata Grota, Ricardo da Silva e Eli Edgar dos Santos.

O setor da Saúde tem sofrido com a sobrecarga de trabalho. Em cerca de um ano, a Secretaria de Saúde perdeu 300 funcionários, e estas vagas não foram supridas com novas contratações.

Rogério usou a tribuna da Câmara, para denunciar a gravidade do problema. Nosso diretor questionou e cobrou soluções efetivas do secretário de Saúde, Carlos Derman, que estava presente. “Passamos dados recentes, levantados pelo CMS, sobre a falta de recursos humanos no setor. Além disso, falei de pesquisa recente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), que denuncia dados alarmantes de agressões a profissionais da saúde”, explica.
 
De acordo com Rogério, o secretário apresentou dados desatualizados, sendo de 2008 até 2014. Porém, ele reconheceu que a maioria dos trabalhadores, vítimas de doenças, são mesmo os da enfermagem. Mas alegou que os casos ocorrem não pela falta de trabalhadores, mas sim por acumularem dois empregos. Rogério rebate: “O secretário devia saber que, se há acúmulo de empregos, isso ocorre devido aos baixos salários pagos pela Prefeitura”.

Injustiça - Nosso diretor acrescenta: “Como pode um secretário, que há tanto tempo tem ouvido nossas reivindicações de acumulo de carga horária, vir agora e falar dessa forma injusta?”, questiona. Ele adianta que dará andamento às reivindicações e atuará junto ao CMS, para que esse quadro seja revertido. 


Luísa Helena, diretora da Secretaria da Saúde, e nossos diretores Rogério e Renata 

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home