(11) 2468-2607 / 2468-2608

Stap orienta Servidores sobre
contaminação no HMU

Ao ser informado sobre suposta superbactéria no Hospital Municipal de Urgências (HMU), nosso diretor Rogério de Oliveira – que é Servidor no setor de Saúde – se dirigiu na manhã desta terça (22) à unidade hospitalar.

No HMU, o diretor tentou contatar o Centro de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa),para apurar a situação. “Falei com a secretária do diretor. Após alguns telefonemas, ela solicitou que eu me dirigisse à Secretaria de Saúde, onde seria recebido pela diretora de Vigilância em Saúde”, conta.

Rogério foi até a Secretaria, onde se reuniu com a diretora de Recursos Humanos, Luciana Zanoto, a diretora de Vigilância em Saúde, Cristina Magnobosco, uma enfermeira do CCIH e o clínico-geral do HMU. “Expus a situação e nossas preocupações de modo geral e, em particular, com a saúde dos Servidores da unidade”, explica.

“A dra. Cristina confirmou que havia sido identificada uma bactéria no HMU, mas que não se trata de superbactéria (KPC), e sim de um tipo multirresistente. Ela reconheceu que se trata de um tipo perigoso, que também oferece riscos à saúde, inclusive dos trabalhadores que não cumprirem com rigor os procedimentos de segurança”, observa nosso diretor.

Precauções - A diretora de Vigilância em Saúde assegurou ao Sindicato que os trabalhadores que apresentarem alterações de saúde serão submetidos a todos os exames de rotina. A gestora também informou que a Vigilância em Saúde estava tomando todas as providências previstas nos protocolos médicos, a fim de sanar o problema o mais rápido possível, inclusive promovendo a interdição de áreas hospitalares e a transferência de pacientes.

A diretora mencionou que os órgãos de controle de instâncias superiores já tinham sido notificados e disse que essas medidas visam submeter as instalações a um processo de desinfecção. “A dra. Cristina garantiu que o hospital possui meios de eliminar a bactéria”, observa Rogério.

Orientações - Apesar das informações aparentemente tranquilizadoras, o Stap orienta os Servidores a redobrarem a vigilância. É importante que todos que trabalharam na unidade nos últimos dias fiquem atentos a qualquer mudança em suas condições de saúde. Também alertamos para o uso rigoroso dos protocolos de segurança, que são dominados por todos.

“Orientamos ainda que comuniquem ao Sindicato qualquer alteração na saúde, além de nos informar sobre condutas de gestores e superiores que não respeitem normas de relações de trabalho e possam colocar em risco a saúde de funcionários”, ressalta Rogério.

Informações - No Sindicato, ligue para 2468.2607. Fale com o diretor Rogério.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home