(11) 2468-2607 / 2468-2608

Dengue não é brincadeira.
Fique de olho e se proteja

A cidade de Guarulhos teve alta de 241,7% no número de casos de dengue confirmados este ano na comparação com 2014. Entre janeiro e fevereiro deste ano, a cidade já registrou 270 casos. No mesmo período de 2014, eram 79 casos. A doença também se propaga rapidamente por diversas regiões do Estado.

O nome dengue é uma referência ao estado de moleza e cansaço que atinge a pessoa contaminada pelo aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da doença. Ela ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive aqui no Brasil. A situação é mais grave no verão, quando são frequentes as epidemias durante ou imediatamente após períodos chuvosos, como vem acontecendo nos últimos dias.

Início - A doença começa de repente. A pessoa infectada apresenta febre alta (que dura cerca de cinco dias), dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. É comum também aparecerem manchas vermelhas pelo corpo. Os sintomas desaparecem devagar em 10 dias. Alguns poucos pacientes podem ter hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz.

Dengue hemorrágico - Forma grave de dengue com sintomas parecidos no início. Só que depois do 5º dia, alguns pacientes apresentam sangramento em vários órgãos. A pessoa corre risco de morrer.

Alerta - Aparecendo os primeiros sintomas o melhor é procurar uma unidade de saúde. A avaliação médica é essencial.

Contaminação - O vírus entra no organismo pela picada do mosquito aedes aegypti, que se alimenta de sangue. Importante: não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.

Tratamento - Como não há tratamento específico para dengue, o que se pode fazer é apenas aliviar os sintomas da doença. Ingerir muito líquido (água, sucos, chás, soros caseiros etc.). Os medicamentos dipirona ou paracetamol podem ser usados. Ao contrário, aqueles à base de ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios, como aspirina e AAS, devem ser evitados. Eles podem aumentar o risco de hemorragias.

Prevenção - Evite o acúmulo de água. O aedes aegypti coloca seus ovos em água limpa, não necessariamente potável. Por isso, jogue fora pneus velhos, vire garrafas com a boca para baixo e, caso seu quintal tenha formação de poças, faça a drenagem do terreno. Não se esqueça também de lavar a vasilha de água do seu bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d'água e cisternas.

Atenção - 80% dos focos do mosquito aedes aegypti estão nas residências. O melhor jeito é combater os criadouros do inseto que estão dentro de casa e nas áreas externas como quintal, laje, varanda, jardim e piscina.

A Prefeitura está distribuindo um folheto, que traz orientações à população sobre a eliminação dos focos do mosquito nas residências. Clique aqui e veja. Para saber mais sobre a dengue e como de proteger, acesse o site do Ministério da Saúde (http://portalsaude.saude.gov.br/)

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home