(11) 2468-2607 / 2468-2608

Centrais Sindicais condenam
terror israelense na palestina

As Centrais CUT, Força Sindical, UGT, Nova Central e CTB divulgaram nota nesta sexta (25) condenando a “violência perpetrada pelo Estado de Israel contra a população palestina” da Faixa de Gaza, onde vivem mais de 1,7 milhão de pessoas.

“Os bombardeios e a invasão terrestre pelas forças armadas de Israel já resultaram em centenas de mortes civis – fundamentalmente crianças e mulheres indefesas”, destaca o texto. A nota é assinada pelos presidentes das cinco Centrais: Vagner Freitas (CUT), Miguel Torres (Força Sindical), Ricardo Patah (UGT), Adilson Araújo (CTB) e José Calixto Ramos (Nova Central). A seguir a integra da nota.


A nota:

O mundo assiste, aterrorizado, a mais uma onda de violência do Estado de Israel contra a população palestina da Faixa de Gaza. Os bombardeios e a invasão terrestre pelas forças armadas de Israel já resultaram em centenas de mortes civis - fundamentalmente crianças e mulheres indefesas - e a destruição da já precária infraestrutura urbana de Gaza, onde vivem mais de 1,7 milhão de palestinos.

Fica cada dia mais evidente que a ação do Estado de Israel visa, antes de tudo, inviabilizar a unidade nacional e a construção do Estado da Palestina, reivindicação apoiada pela esmagadora maioria dos países-membros da Organização das Nações Unidas e pelas forças democráticas e amantes da paz de todo o mundo.

Frente aos horrores ocasionados pela ofensiva israelense, as Centrais Sindicais brasileiras que assinam a presente nota condenam duramente mais esta agressão contra o povo palestino, exigem um imediato cessar-fogo e a retirada das tropas da Faixa de Gaza como forma, inclusive, de possibilitar atendimento humanitário à população civil.

Solidários à luta do povo palestino pela sua autodeterminação e independência, conclamamos à comunidade internacional a adoção de medidas efetivas no sentido de garantir a retomada das negociações entre Israel e a Autoridade Palestina para, com base no princípio de dois povos, dois Estados, assegurar uma paz justa e duradoura na região.

Assinam: Vagner Freitas - presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT); Miguel Torres, presidente da Força Sindical; Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT); Adilson Araújo; presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); José Calixto Ramos; presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST).

Mais informações: sites das Centrais

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home