Visualização da Newsletter



2007 - Stap comanda passeata dos ADIs pelas ruas de Guarulhos

Convidamos Professores de Educação Infantil (PEIs), Professores de Educação Básica (PEBs) e demais companheiros da Educação para reunião que vai definir pauta de reivindicações a ser entregue à Secretaria de Educação. Será neste sábado, 5 de outubro, às 9 horas.

Local - Sede do Sindicato (avenida Esperança, 840, Vila Progresso, Centro).

Na base - Nossos diretores visitaram diversas escolas. Eles ouviram queixas sobre deficiências, que precarizam as condições de trabalho e prejudicam os Servidores e a Educação.

Agora, que o movimento cresceu em força e unidade, vamos reunir todos os segmentos das escolas (Educadores, Assistente de Gestão e Agente Escolar, ASGs etc.). Venha debater e encaminhar as demandas gerais da Educação.

Passeata -
A plenária, sábado, vai definir a pauta geral de reivindicações e também a data de uma grande manifestação pública. A ideia é fazer uma passeata até a Secretaria de Educação.


Presidente Pedro durante protesto

Atenção - Reunião unitária da Educação


Dia 5 de outubro (amanhã), no Stap, às 9 horas.
Avenida Esperança, 840,
Vila Progresso.
Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607.
Fale com um de nossos diretores.


Reunião forte da STT aprova indicativo de greve. É justo!


Servidores da STT comparecem em peso à reunião no Sindicato

Se o seu patrão assina documento por melhorias e não cumpre; se ele não te fornece equipamentos (EPI) de segurança adequados; se botas, capacetes e outros itens chegam pingadinhos; se a dignidade da sua função é desrespeitada, o que você faz? Você reage!

É isso o que estão fazendo os Servidores da Secretaria de Transporte de Trânsito (STT). Eles estão indignados e vão fazer greve. A decisão foi tomada ontem (3) à noite, em reunião na sede do Stap. O encontro reuniu cerca de 50 companheiros.

Pedro -
Nosso presidente Pedro Zanotti Filho afirma: “Desde fevereiro de 2011, a Prefeitura enrola os companheiros. A situação chegou ao limite. A reação é justa”.

Arrecadação -
Na reunião, os companheiros observaram que o Diário Oficial publica relação e valores das multas. O jornal do dia é um calhamaço, demonstrando que a Prefeitura arrecada alto com o trabalho dos companheiros da STT. Mas não faz justiça, ao negar o PCCS específico e manter condições de trabalho indignas.

Edital -
Atenção, companheiro(a). O edital chamando assembleia para decretação de greve sai em breve. Fique em contato com o Sindicato: 2468.2607. Utilize as redes sociais e ajude a mobilizar outros companheiros.

Que empresa é essa do Atílio?

O titular da Pasta, secretário Atílio, tem propagado desejo de criar uma empresa no setor (uma espécie de CET para Guarulhos).

Os Servidores – e o Sindicato – são contra. Os companheiros da STT integram os quadros da Prefeitura, por meio de concurso, e não aceitarão ser encostados aqui e acolá.

Tem mais: é empresa pra criar fábrica de multa? É mais um cabide pra acomodar comissionados? Quem vai gerir – e fiscalizar – o dinheiro que entra? Um secretário problemático, cuja empresa que geriu sofreu tantos processos em Campinas? Inclusive houve uma CPI da tal Emdec.


Prefeitura firma acordo na STT e descumpre. Veja:


Clique na imagem para ler

Dia 18 de fevereiro de 2011, teve Comissão Permanente de Negociação (CPN), reunindo Sindicato, Servidores e Administração. Os quatro representantes da Prefeitura assinaram documento, garantindo o Plano de Carreira (PCCS) específico da STT.

O compromisso dos gestores municipais com a implantação do PCCS está no item E, da ata, que diz: “O Plano de Cargos, Carreiras e Salários – PCCS deverá ser discutido até a data-base no PCCS geral. Caso não seja possível finalizar as discussões até a data-base, será apresentado projeto específico para o Transporte e Trânsito”.

Nosso presidente Pedro Zanotti Filho afirma: “No momento em que a Constituição completa 25 anos, garantindo a plenitude das leis, uma Prefeitura assina documento e não cumpre. Esse tipo de comportamento gera avanço ou atraso no País? Só gera atraso!”


Assembleia dos Estatutários avalia nova proposta da Prefeitura


24 DE SETEMBRO - Stap e Comissão de Estatutários em negociação na CPN

Companheiro(a) Estatutário(a): A Comissão de Servidores e o Stap convocam os companheiros regidos pelo Estatuto do Servidor Público, para assembleia geral quando será apresentada a nova proposta da Prefeitura sobre a realização de concurso de promoção. A proposta foi apresentada na reunião da CPN, dia 24 de setembro.

Data/Horário/Local -
Será dia 10 de outubro (quinta-feira), às 17h30, na sede do Sindicato (avenida Esperança, 840, Vila Progresso). Compareça!

As decisões da assembleia serão levadas à Administração no dia seguinte, 11 de outubro, em CPN marcada para as 9h30.

Informações -
No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com um de nossos diretores. Acompanhe também pelo Facebook do Sindicato. Veja mais informações no blog: http://estatutariosguarulhos.blogspot.com.br/

Convites da nossa festa já estão disponíveis na sede do Stap

Elaine Terezinha da Silva (foto ao lado, de vermelho), Agente Comunitária de Saúde (ACS) na UBS Jardim Palmira, foi nossa primeira associada a retirar convite para a grande festa da categoria, a ser realizada dia 26 de outubro.

A Servidora, que vai participar junto com seus dois dependentes, retirou os convites na terça, 1º de outubro.

Festa - Vai homenagear o Servidor por nosso dia (28 de outubro) e marcar os 25 anos de fundação do Stap, o Sindicato de todos os Servidores de Guarulhos. Acesso gratuito a sócios e dependentes, a partir das 11 horas.

Local - Sítio Vale Verde (avenida Benjamim Harris Hunnicutt, 2.680, Vila Rio).

Shows - Grandes atrações, com banda de música, escola de samba e artistas populares. Também haverá churrasco, refrigerante e cerveja.

Sorteio - De TV LCD 42”; computador, tablet e vários brindes.

Convites - Devem ser retirados por sócios na sede do Stap (avenida Esperança, 840, Vila Progresso).

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com um de nossos diretores.

Antes da Constituição de 1988, Servidor não podia se sindicalizar


Ulysses Guimarães mostra a Constituição
A ditadura, implantada em 1º de abril de 1964, com suporte dos Estados Unidos, atingiu em cheio o povo brasileiro. Mas atingiu principalmente a classe trabalhadora. E, entre a classe trabalhadora, especialmente os Servidores Públicos.

Um dos efeitos sobre o funcionalismo foi a proibição da organização em Sindicatos. Até 4 de outubro de 1988, Servidor só podia atuar em Associação de classe.

A Constituição restabeleceu o direito do Servidor de constituir Sindicato de classe. E nossa categoria passou a se organizar. Tanto assim que, em 2 de dezembro de 1988, a partir da garantia constitucional, nasceu o Stap.

E nossos fundadores, ao encontro do espírito da Constituição Cidadã, conforme seu Artigo 8º, criaram um Sindicato unitário. Não uma entidade para representar profissões. E sim um Sindicato de todo o conjunto, de todo o coletivo dos Servidores Municipais de Guarulhos.

Nascido na necessidade de organizar a categoria, e de fazê-lo unitariamente, nosso Sindicato é, por assim dizer, filho da Constituição escrita pelos constituintes eleitos, mas construída pelas lutas populares e sindicais.

O Brasil ainda é injusto e desigual. Mas era muito pior antes da Constituição de 1988. Por isso, quando nossa Carta Magna faz 25 anos, temos o dever de registrar os avanços e caminhar em direção a novas conquistas.

Viva a Constituição Cidadã. Viva a unidade da classe trabalhadora! Por mais direitos e conquistas!


Antes e depois

A Constituição agregou importantes direitos trabalhistas. Alguns deles:

• Jornada de trabalho. Era de 48 horas, caiu para 44;

• Férias. Eram de, no máximo, 30 dias. Conquistamos direito a abono de 1/3, pago juntamente com as férias;

• Multa do FGTS - Empregador pagava 10% quando demitia sem justa causa. Agora, paga ao trabalhador multa de 40% do saldo do Fundo de Garantia do demitido;

• Licença-maternidade - Era de 84 dias. Subiu para 120 dias. Depois, mais recentemente, passou para 180 dias.

• Licença-paternidade - Não havia. Hoje, é de cinco dias.

• Substituto processual - O trabalhador, se quisesse, tinha de entrar com processo direto contra o patrão, sofrendo represálias. Hoje, em muitos casos, o Sindicato entra com processo em nome da categoria.

• Aviso prévio por tempo de serviço e Participação nos Lucros – O pagamento do aviso prévio dado pelo empregador tem acréscimo de dois dias por ano trabalhado. A Participação (PLR) vigora desde 2001.

• 25% na Educação - A partir da Constituição, tornou-se obrigatório investir pelo menos 25% do Orçamento Municipal em Educação. Bom para o povo, bom para os alunos, bom para os Educadores. Hoje, queremos 10% do PIB na Educação!


Nossa Constituição. Nossa dignidade!

Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"
pedro@stapguarulhos.org.br

www.facebook.com/pedrozanottifilho

Na quinta, dia 3, os Servidores da STT se reuniram no Sindicato. Neste sábado, 5, haverá reunião de Professores em nossa sede.
Há 25 anos, reuniões assim corriam risco, pois o Servidor não tinha direito e se organizar em Sindicato. Organizar-se, até então, era considerado um ato à margem da lei.

Esse direito só veio a ser consagrado dia 5 de outubro de 1988, com a promulgação da nova Constituição.

Por isso, ao ensejo dos 25 anos da nossa Carta Magna, neste sábado, dia 5, é dever relembrar a história e reafirmar que o avanço só ocorreu porque o povo foi à luta; porque os trabalhadores ergueram a cabeça; e porque servidores exigiram um direito humano fundamental – o direito de organização e manifestação.

Viva a Constituição. Viva a unidade dos Servidores. Avante por mais direitos e conquistas!

Aprenda artes marciais no Sindicato

A partir de 23 de setembro, os adeptos das artes marciais poderão ter aulas e praticar seu esporte preferido na sede do Sindicato. Toda segunda e quarta-feira, às 19 horas, haverá aulas de Kick Boxing e Muay Thai, com o professor Nelsinho da A.G.K.B. (Associação Guarulhense de Kick Boxing).

Local -
Sede do Stap (avenida Esperança, 840, Vila Progresso).

Horário -
Às 19h30 (segunda e quarta-feira).

Preços -
Sócios do Sindicato: R$ 40,00 por mês; não-sócios: R$ 60,00 por mês.

Inscrições -
Na secretaria do Sindicato, telefone 2468.2607. Mais detalhes, fale com o diretor Ivandro.



Ajude a mobilizar. Use as redes sociais

O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o gênio humano colocou à disposição da nossa geração.

Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos, podendo veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações.

Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato,
www.facebook.com/servidoresdeguarulhos

E-mail - Fale com a gente também pela internet. Nosso e-mail é sindicato@stapguarulhos.org.br