Visualização da Newsletter


Edição 628 - 14 de fevereiro de 2020 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br


ELEIÇÕES NO SINDICATO
Informe aos associados sobre
o processo eleitoral

Prezado(a) associado(a): Vimos, pelo presente, reafirmar, dando a mais ampla publicidade, acerca das eleições em nosso Sindicato, dias 19 e 20 de fevereiro do corrente.

A saber:

Eleições - Dias 19 e 20 (quarta e quinta). Horário da coleta de votos: das 7 às 19 horas.

Urnas - Haverá oito urnas fixas e 19 itinerantes em locais de trabalho. Roteiro das urnas: está publicado em nosso site - www.stapguarulhos.org.br

Condições e regras eleitorais - a) Seguem o Estatuto do Sindicato e também sentença, da Justiça do Trabalho de Guarulhos; b) Foram definidas, de comum acordo, em reunião entre as chapas, ocorrida em nossa sede, dia 12 de fevereiro.

Pode votar: Todo associado quite com o Sindicato, que tenha pelo menos seis meses de sindicalização.

Concorrentes - Duas Chapas. A Chapa 1, encabeçada pelo atual presidente Pedro Zanotti Filho; e a Chapa 2, por Viviane Sena.

Mais informações -  Na secretaria do Sindicato, à avenida Esperança, 840, Vila Progresso, Guarulhos, SP. Telefone 2468.2607.

Site - Acesse nosso site: www.stapguarulhos.org.br

Stap pressiona e garante pagamento de atrasados para dois mil


Pedro, Trevisan e Americano em reunião

Após muita pressão e cobranças do Sindicato, a Prefeitura enfim pagou na quinta (13) os valores das horas extras e do adicional noturno relativos a novembro e dezembro. Mais de dois mil trabalhadores receberam.

O acordo das datas do pagamento foi firmado em reunião no Paço Municipal segunda (10), com a presença do nosso presidente Pedro Zanotti Filho e dos Secretários de Governo, Edmilson Americano, e da Justiça, Airton Trevisan.

O presidente Pedro diz: “O Sindicato cobrou a Prefeitura e pressionou pela quitação dos atrasados. Fizemos a parte que nos cabe. O atraso no pagamento prejudica o Servidor e também a sua família".

Pendências - O governo municipal se compromete a pagar as horas extras e o adicional noturno de janeiro já na primeira semana de março.

Garantimos urgência nas reformas das escolas


Ivandro e Sara na escola Moreira Matos, Vila Galvão

Por conta das fortes chuvas que atingiram a Cidade na madrugada de segunda (10), muitas escolas foram afetadas. Diante da situação, o Sindicato cobrou urgência e a Prefeitura se comprometeu a realizar as reformas e obras de contenção rapidamente.

Sara Santana, nossa diretora, informa que há 13 escolas incluídas nesse pacote emergencial. Ela diz: “O prefeito decretou estado de calamidade. Por isso, o secretário de Educação declarou urgência nas reformas”. E completa: “Visitaremos todas as unidades”.

Fiscalização - Terça (11), nossos diretores Rogério de Oliveira e Márcio Pereira visitaram a EPG Chiquinha Gonzaga, no Parque Mikail. Parte do muro da escola desabou após o temporal. Outras escolas afetadas foram a EPG Terezinha Mian e Moreira Matos. Estivemos lá.

DERROTAMOS A TERCEIRIZAÇÃO

Pedro Zanotti Filho Presidente
pedro@stapguarulhos.org.br
facebook.com/pedrozanottifilho

Uma praga assola o mercado de trabalho. Essa praga é a terceirização. Por isso, desde 2006, quando o atual grupo assumiu o Stap, uma de nossas prioridades tem sido combater a terceirização. Ainda naquele ano, realizamos seminário na antiga sede, pra debater o tema e armar resistências.

A terceirização agride o trabalhador, pois o terceirizado ganha 30% abaixo do funcionário regular; cumpre jornada mais extensa; e sofre mais acidentes, como mostra estudo do Dieese. 

No serviço público, há duas agravantes adicionais: 1) O terceirizado ocupa o lugar de um Servidor qualificado e comprometido, derrubando a qualidade dos serviços prestados à população; 2) Os contratos de terceirização, quase sempre, ensejam negociatas lesivas ao interesse coletivo e abrem brecha para o ingresso espúrio, na máquina pública, de interesse privados e/ou partidários. 

Ao tratar da terceirização, vale observar o que o Stap impediu:  

1) A terceirização das cozinhas nas escolas, bem como, mais recentemente nas creches municipais. Também impedimos a Operação Delegada em nossa cidade, o que esvaziaria as funções da Guarda Municipal, terceirizando serviços à PM - ao custo de R$ 1 milhão aos cofres públicos.

2) A saída da Gerir, uma OS importada de Goiás, num esquema manjado, foi produto da luta dos trabalhadores da Saúde e do Sindicato. Conseguimos na Justiça tirar a Gerir do HMU. 

3) Outra vitória. Na Justiça, conseguimos retomar para os Servidores e a população a Policlínica Paraventi.
Michel Temer conseguiu aprovar Lei das Terceirizações, que libera geral na área privada e no serviço público. Mas a luta coletiva da categoria e do Sindicato impediu que o funcionalismo municipal fosse duramente atingido.
 

Educação - Evitamos a terceirização de professores rede municipal. Observe que no Estado os chamados avulsos (que são contratos precarizados) crescem a cada dia. 

Saúde - Em algumas gestões da Secretaria, a terceirização avançou fortemente, inclusive no Hospital Pimentas. Houve terceirizações também nos Restaurantes do HMU, HMCA e na Secretaria, na limpeza, na segurança, no PA Paraíso, na UPA Cumbica e no PA Maria Dirce. Tudo isso sem diálogo com os Servidores e o Sindicato. 

Impedir o avanço das terceirizações no serviço público foi muito importante. Mas o sinal amarelo está aceso. Estamos atentos pra agir com unidade e impedir a precarização do emprego e dos serviços. A terceirização é uma praga que os Servidores rejeitam, em massa.

Conseguimos 115 e permuta aos integrantes da GCM


Pedro, Messias e Koga em reunião na SASP

Segunda (10), nosso presidente Pedro Zanotti Filho se reuniu com o inspetor regional, Koga, e o comandante Messias, a fim de tratar de pauta que já havíamos encaminhado à Secretaria de Segurança Pública.

Após cobrança, ficou definido que a Portaria da Permuta 029/2019 será refeita. Pedro explica: “Os próprios dirigentes da Pasta entendem que da maneira como está redigida a Portaria nenhum trabalhador irá aderir. Portanto, haverá novas regras, mais vantajosas”.

Estatutários - Sobre o Artigo 115, que trata da falta abonada do Servidor Estatutário, haverá circular do governo aos inspetores das unidades, que estão aptos a liberar. “Koga e Messias asseguraram ao Sindicato que as garantias do 115 serão aplicadas. Haverá critérios justos para concessão”, informa Pedro.


Servidor sofre acidente e recebe DIT no Sindicato


João Rodrigues Oliveira Glicério, Guarda Civil Municipal, foi ao Sindicato e deu entrada no DIT (Diária por Incapacidade de Trabalho). No dia 28 de janeiro, o associado sofreu acidente no trânsito.

Dia 31 de janeiro, Glicério procurou o Sindicato e apresentou seus exames e laudos, além de seus documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de endereço.

Glicério conta: “O valor vai me ajudar bastante. Espero que ninguém passe pela situação que estou passando. Mas indico o serviço do Stap, que é excelente”, afirma.

O DIT é um valor do seguro garantido aos nossos associados, em caso de acidente de trabalho. O seguro beneficia os afastados por período superior a 15 dias.

Informações - Fale com Luanda ou Fabiana, ligue 2468.2607.

Utilize nosso salão de cabeleireiro na sede



O Stap oferece serviços que propiciam maior comodidade ao Servidor. Um dos mais procurados é o cabeleireiro.

Vantagem -
Atendimento de ótima qualidade, pra homens, por apenas R$ 5,00.

O salão fica na sede do Sindicato. Funciona de segunda a sexta, das 9 às 17h30.


Mais informações - Ligue 2468.2607.