Visualização da Newsletter


Edição 615 - 18 de outubro de 2019 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br


Pressão na Câmara obtém vitória
para os Servidores da Educação




Diretoras Viviane, Paula e Sara durante ato com Professoras

A mobilização convocada pelo Sindicato, no Dia do Professor (15), contra a terceirização das creches obteve avanços. Parte da nossa meta foi alcançada. O secretário de Educação, Paulo Cesar Matheus, voltou atrás e não fechará mais de 10 salas em creches da cidade.

Comissão -
O anúncio foi feito em
reunião com as Comissões de Educação, Administração e Funcionalismo Público e Finanças.
Nossas diretoras Sara Santana, Viviane Lourenço e Paula Geraldelli participaram do encontro.

A diretora Sara diz: “Com o fechamento anunciado, mais de 30 PEIs perderiam sede, ou seja, local de trabalho para o ano de 2020. Mas a luta garantiu a esses Professores a manutenção de seus postos”.

Ato - Após reunião, os Servidores da Educação protestaram em sessão na Câmara contra o processo de terceirização, anunciado em setembro pela Secretaria.  As primeiras unidades serão (?) Vila Alzira e Vila Galvão. O Stap tem se posicionado contra desde então.

União - Nossa diretora Viviane celebra: “A vitória vem quando a categoria se levanta. O Sindicato é atuante, mas a luta é coletiva. Vencemos agora. Porém, a luta pela manutenção da Educação pública de qualidade e contra terceirização continua”.

Reunião - Já está agendado encontro com a Educação dia 23, às 15 horas, na Secretaria. A solicitação foi feita pelo Stap por meio de ofício ao titular da Pasta.

TRIPÉ SINDICAL


Pedro Zanotti Filho Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"
pedro@stapguarulhos.org.br
facebook.com/pedrozanottifilho

Que modelo sindical ajuda o trabalhador? Ajuda o Sindicato que trabalha, vai à base, apoia a categoria, presta assistência e oferece serviços.

Tudo isso um bom Sindicato pode fazer. Mas, pra que faça, algumas condições se fazem necessárias: 1) Ter uma diretoria atuante; 2) Ter autonomia frente ao patrão e a partidos; 3) Atuar de forma unitária, sem privilegiar esse ou aquele setor da base; 4) Contar com apoio da categoria.

E o Stap é assim. Aqui, não obedecemos diretrizes externas, não seguimos programas partidários, não cedemos à pressão patronal.

Digo isso porque o governo federal tenta alterar a estrutura sindical, quebrar bases e dividir a classe trabalhadora. Infelizmente, por interesses nebulosos, certas cúpulas sindicais fazem o jogo do projeto neoliberal.

Aqui, não. Aqui, seguiremos: a) Na defesa firme dos interesses do funcionalismo; b) Na defesa do papel do Estado frente aos cidadãos brasileiros; c) Na busca da valorização permanente do Servidor; d) Na defesa do Artigo 8º da Constituição e de outras garantias constitucionais.

Se o governo é autoritário e tenta burlar as leis, pra impor sua política antipopular, nosso dever é defender o ordenamento jurídico, especialmente a Constituição.

Defender as leis justas, zelar pelo respeito à Constituição e lutar em prol da categoria - esse é o tripé que mantém ereta uma entidade de classe. O resto é discurseira, cortina de fumaça ou enganação.


Sindicato garante FGTS aos Servidores do Saae



O acordo foi firmado entre Stap, Saae e Caixa

O Stap entrou com ação e a Justiça do Trabalho liberou os valores depositados em contas do FGTS dos trabalhadores do Saae transpostos ao Regime Próprio. A sentença homologatória favorável foi publicada dia 15.

A decisão tem força de Alvará perante a Caixa. A sentença diz: “A Juíza do Trabalho, no uso de suas atribuições legais, manda ao Sr. Gerente da Caixa Econômica ou a quem suas vezes fizer, que, à vista do presente Alvará expedido nos presentes autos, efetue o pagamento da importância existente na conta vinculada do FGTS aos favorecidos, acrescida de juros e correção monetária”.

Nosso presidente Pedro Zanotti Filho comenta: “Foi mais uma iniciativa vitoriosa na Justiça, que desta vez beneficia os companheiros do Saae”. 

Calendário - De 4 a 22 de novembro, o atendimento dos favorecidos ocorrerá na Agência 0250 da Caixa Econômica, à Avenida Salgado Filho, 100. Será de acordo com a data de nascimento do Servidor.
 
Clique aqui e confira o cronograma.

Rogério confirma assédio à Comissão de Saúde


Quinta (17), nosso secretário-geral Rogério de Oliveira foi convidado pelo vereador Eduardo Carneiro, da Comissão de Higiene e Saúde da Câmara, para falar sobre matéria no jornal "Folha do Ponto" a respeito de assédio moral na saúde.

A notícia, do dia 10, trazia a manchete “Assédio moral na Saúde - Conselho Municipal de Saúde recebe denúncias de suposto assédio moral a funcionários, por parte da chefe da Região 2 - Cantareira”.

Existe denúncia na Região 2, Região 3 e na própria Ouvidoria, que fica dentro da Secretaria de Saúde. Rogério observa: “Não entendo que aqui seja o fórum pra se tratar disso. Entendo que primeiro devemos constituir uma Comissão dentro da Secretaria de Saúde, a fim de apurar.”

A reunião também contou com nossos diretores Eli, Ivandro, Jair, Márcio e Leandro. Rogério diz: “Trouxe a diretoria do Sindicato pra acompanhar tudo. Vamos até a Justiça tratar da questão dos assédios”.

Stap fecha parceria com colégio Nahim Ahmad


O Sindicato fechou mais uma boa parceria. O convênio garante mais de 50% de desconto no Colégio Nahim Ahmad, localizado na Avenida Esperança, 191, região central de Guarulhos. Telefone de conta: 2440.1800.

A prova de bolsa acontece sábado (19). As inscrições podem ser feitas na própria escola.

Aproveite!

SÓ A MOBILIZAÇÃO COLETIVA PRODUZ AVANÇOS!


No regime de livre-mercado, os capitalistas se unem e defendem seus interesses. Na política, os governantes e partidos formam núcleos de poder de onde fazem valer seus interesses. E o trabalhador? O trabalhador não pode ficar disperso. A dispersão desagrega. Já a união nos fortalece. Ligue na sede, compareça à nossa sede, fale com nossos diretores. Fique sócio!