Visualização da Newsletter


Edição 614 - 11 de outubro de 2019 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br


Sindicato ganha na Justiça
e mantém pecúnia para Celetistas





O Jurídico do Stap venceu mais uma. Em julho, entramos com processo contra decreto do Prefeito, que cortava a pecúnia. Segunda (7), a Justiça do Trabalho proferiu sentença e manteve o direito.

Nosso coordenador Jurídico, dr. Marcelo de Campos Mendes, explica: “Algumas coisas são prerrogativas do Prefeito, porém um parágrafo do Artigo 4° que trata da pecúnia é Lei”. Ele reforça que a CLT assegura aos trabalhadores a conversão de 10 dias de suas férias em pecúnia.

Em ocasião anterior, o Stap entrou com ação contra a antiga Administração e também ganhou. Nosso presidente Pedro Zanotti Filho afirma: “O papel do Sindicato é defender a categoria e vamos fazer isso até o fim”.

A sentença: “Diante do exposto, julgo procedente em parte a ação ajuizada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Guarulhos - Stap em face de município de Guarulhos, para declarar nulo o inciso IV, do Artigo 7º do Decreto municipal nº 32.589/2015, a partir da intimação da presente sentença, em tutela de urgência, com efeito para todos os Servidores Celetistas do município de Guarulhos. Condeno o réu em honorários sucumbenciais de 10%.”

A decisão foi proferida
pelo Juiz Abener de Oliveira Rodrigues Filho, 13ª Vara do Trabalho de Guarulhos.

CONSTITUIÇÃO MANDA PROTEGER A CRIANÇA


Pedro Zanotti Filho Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"
pedro@stapguarulhos.org.br
facebook.com/pedrozanottifilho

Pois bem. Neste sábado se comemora o Dia das Crianças, que é evento comercial, mas tem também forte marca familiar.

O Brasil, lamentavelmente, maltrata crianças. Ainda há legiões de menores fora da escola, perambulando nos espaços públicos ou vítimas da exploração econômica e da prostituição.

Mas poderia ser diferente. Bastaria cumprir a Constituição, Capítulo VII - Da Família, da Criança, do Adolescente e do Idoso (Artigos 226 a 230).

O Artigo 227 é precioso: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

Pois é. Tanto se discutem leis e medidas pró-infância. Bastaria, porém, cumprir a Constituição Cidadã, que acaba de completar 31 anos.

Feliz Dia da Criança. Liberte o menino ou menina que existe dentro de você.

Um forte abraço.


Garantimos alojamentos na Regional Cabuçu



Eli e Jair acompanham construção

Outra melhoria! Sindicato pressiona e novo alojamento com banheiros começa a ser construído na Regional Cabuçu da Proguaru. Nossos diretores Jair Lima e Eli Edgar de Souza estiveram nesta terça (8) pra acompanhar a obra.

O problema foi identificado pelo Sindicato durante visitas às Regionais da Proguaru no início do ano. Outros problemas também foram identificados, mas solucionados, como despejo de lixo no local.

O diretor Eli relata: “Várias vezes cobramos solução. Os trabalhadores estavam expostos a uma situaçãoera precária, colocava em risco a saúde”. O diretor comemora: “Essa é uma conquista importante, pois vai melhorar e muito as condições de trabalho dos companheiros”.

Denúncia - Em caso de irregularidades em seu local de trabalho, ligue 2468.2607. Ffale com um de nossos diretores.

Justiça libera nova lista de convocados. Confira!

A fim de cumprir determinação da 11ª Vara do Trabalho, nas ações da multa de férias de 2016, o Sindicato convoca novos nomes a comparecer na sede. O plantão de hoje (11) vai até 18 horas. Sábado (12), das 10 às 14 horas; na segunda (14), das 9 às 18 horas.

Cláudia Rubinho, Professora da Escola Chico Mendes é sócia do Sindicato há 16 anos. Ela esteve
no plantão de sábado e elogiou o atendimento. “Desde que entrei no serviço público me tornei sócia. Todas as vezes que precisei do Jurídico sempre tive ótima orientação. Ter o Sindicato em nossa defesa dá segurança”, diz.

CLIQUE AQUI e confira a lista.

Informações - Adicione-nos e tire suas dúvidas pelo nosso WhatsApp 2468.2608.





NÃO SEJA ORQUESTRA DE UM MÚSICO SÓ!


No regime de livre-mercado, os capitalistas se unem e defendem seus interesses. Na política, os governantes e partidos formam núcleos de poder de onde fazem valer seus interesses. E o trabalhador? O trabalhador não pode ficar disperso. A dispersão desagrega. Já a união nos fortalece. Ligue na sede, compareça à nossa sede, fale com nossos diretores. Fique sócio!