Visualização da Newsletter

Edição 611 - 20 de setembro de 2019 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br

Sindicato mobiliza Educadores
contra terceirização de creches



Diretores e Servidores da Educação protestam na Câmara

O Stap promove iniciativas contra as terceirizações de creches, anunciadas pelo governo. A ideia é mobilizar os Servidores da área, famílias que têm filhos em creche e ainda outros setores sociais, a fim de mostrar os efeitos nefastos da privatização na Educação.

Audiência - Terça (17), estivemos na Câmara Municipal. Os diretores Pedro Zanotti, Viviane Lourenço e Renata Grota se reuniram com o presidente do Legislativo, professor Jesus, e o vereador Lauri Rocha, presidente da Comissão de Educação. Cobramos Audiência Pública para debater a terceirização em creches municipais.

Adamastor - Na quarta (18), nosso presidente Pedro e demais diretores estiveram no Adamastor, a fim de mobilizar os Servidores da Educação durante a formação. Trabalho em escola pública tem que ser para Servidor concursado. “Nunca, em nossa rede, um aparelho público municipal foi entregue pra parceiros. Hoje é na creche da Vila Galvão, amanhã será em outra escola”, alerta Pedro.

Câmara - Nossa diretora Sara Santana, que é professora e preside o Conselho Municipal de Educação, usou a Tribuna Livre quinta (19) e fez um amplo chamamento em defesa da Educação pública, que, em suas palavras, “acolhe, educa e transforma”.

A diretoria do Stap compareceu em peso à manifestação num plenário lotado de Educadores. Durante o ato, foi transmitida live, com manifestação enfática da diretora Sara e alta visualização no Facebook.

Emoção - A manifestação na Câmara e o pronunciamento, claro e firme, de Sara sensibilizaram os presentes. As repercussões nas redes sociais são praticamente unânimes contra o furor privatista do prefeito Guti.

Reunião
- Terça, 25, a diretoria do Sindicato vai se reunir, na Câmara, com as Comissões de Educação e do Funcionalismo.

TERCEIRIZAÇÃO, PRECARIZAÇÃO, CORRUPÇÃO


Pedro Zanotti Filho Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"
pedro@stapguarulhos.org.br
facebook.com/pedrozanottifilho

Em setembro de 2007, nosso Sindicato realizou, ainda na sede antiga, Seminário sobre terceirizações. Era a primeira atividade coletiva da diretoria recém-empossada, a fim de marcar posição sobre tema tão importante aos trabalhadores, ao Estado e à sociedade.

Reunimos, então, sindicalistas, advogados e o Dieese. Todos ressaltaram os males da terceirização. A diretoria enfatizou os estragos, ainda maiores, quando se terceiriza no serviço público.

Passados 12 anos, estamos de novo à volta com o problema. Desta vez, o governo municipal terceiriza creches e fragiliza os serviços fundamentais à infância.

Por isso, mais uma vez, o Stap assume a linha de frente da luta, com um robusto protesto na Câmara Municipal e ampla divulgação junto à base e à sociedade.

Terceirização precariza o trabalho; terceirização rebaixa a qualidade dos serviços; terceirização desvaloriza o concurso público consagrado na Constituição; terceirização estimula a corrupção na máquina pública.
A quem, então, serve terceirizar?


Advogado explica atendimento do Jurídico no Stap



Dr. Marcelo é coordenador

O bom atendimento jurídico é marca do nosso Sindicato. As inúmeras vitórias judiciais, sejam individuais, sejam coletivas, atestam a efetividade do serviço, que beneficia o conjunto do funcionalismo municipal. Nessa matéria, o dr. Marcelo de Campos Mendes Pereira, titular do nosso Jurídico, explica os procedimentos para a abertura de ações, o andamento dos processos e as repercussões positivas para os trabalhadores.

Trechos principais da entrevista:

. Quando e por que procurar o Jurídico

“O Servidor, sócio ou não, deve nos procurar sempre que houver alguma irregularidade ligada às relações de trabalho. Por exemplo: quando houver descumprimento de acordo coletivo, assédio, situação de risco para o trabalhador, algum direito não-efetivado, algo que ameace sua condição profissional ou dignidade”.

. Documentos e papelada
“É importante juntar documentos e comprovantes na hora de procurar o advogado. Isso ajuda na formulação do próprio processo e pode, também, colaborar para que a ação não sofra atrasos”.

. Os tipos de assistência
“Há quem nos procure pra tratar de questão trabalhista referente a emprego anterior, de quando a pessoa ainda não pertencia ao funcionalismo. Se couber, nós atendemos. Caso contrário, pedimos que procure um advogado estabelecido na praça. O chamado hipossuficiente, que é a pessoa de renda muito precária, pode ser encaminhado à Defensoria Pública ou à OAB. Só não pode ficar sem assistência”.

. Quando é ação coletiva
“Esse tipo de processo é eminentemente trabalhista e decorre da relação de trabalho. Pode ser, por exemplo, por causa de descontos indevidos ou descumprimento de norma coletiva. O Sindicato pode entrar com ação em nome da categoria ou de um segmento dela. Nosso procedimento é sempre ingressar pela Primeira Instância, porque, em caso do pleito não ser contemplado, se pode apelar para instância superior”.

Plantão - O Jurídico do Sindicato atende na sede (avenida Esperança, 840, Vila Progresso) às terças, das 14 às 18 horas, e quartas, das 9 às 12 horas, exclusivo para os associados. Segundas, das 9 às 12 horas, o atendimento é preferencial a sócios e nossos advogados também estão à disposição para orientar não-sócios. Mais informações: ligue 2468.2607.

Clique aqui e leia matéria na íntegra.

Clube reabre com melhorias para associados



Clube contou com reformas nas piscinas

O Clube de Campo do Servidor já funciona desde 7 de setembro. Após passar por reformas, o espaço traz várias melhorias para sócios e dependentes. Das muitas mudanças feitas, reforçamos a segurança na piscina e no playground.

Nosso diretor Márcio Pereira, responsável pela coordenação do Clube, lista a série de benfeitorias:

- Construção de um laguinho;
- Mais segurança na área das piscinas;
- Reforma da piscina infantil;
- Reforma nos quiosques das churrasqueiras;
- Reforma e readequação do playgrounds;
- Construção de uma caixa de areia e de um balanço para crianças de 1 a 3 anos.

Até final de dezembro, o Clube terá água potável em todas as áreas comuns. “Além disso, construiremos mais oito quiosques com churrasqueiras”, diz.

Mais - Para informações, ligue 2468.2607 e fale com Márcio.

SER SINDICALIZADO É SINAL DE CONSCIÊNCIA!


O Sindicato é o amigo de todas as horas. Seja pra orientar, informar, dar assistência, encaminhar pautas, oferecer serviços, negociar com os gestores públicos ou dirigir as lutas da categoria. Por isso, ante qualquer dúvida ou problema, procure sempre o seu Sindicato. Ligue na sede, compareça à nossa sede, fale com nossos diretores. A união faz a força e a força traz conquistas!