Visualização da Newsletter

Edição 582 - 8 de março de 2019 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br

Mulher ganha menos que o homem
e sofre violência, atestam pesquisas



A mulher já é uma força ativa e decisiva na economia nacional e também nos serviços públicos. Mas, infelizmente, como no caso de Guarulhos, ainda é minoritária nos cargos mais altos e à frente das Secretarias.
 
O Stap combate esse quadro. Nossa luta é por igualdade de condições, de oportunidades e chances de promoção, bem como aumento de renda. Por isso, no Dia Internacional de Mulher, sexta, 8 de março, reafirmamos esses compromissos.
 
O Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela ONU, em 1975. Porém, sua origem é bem mais antiga. A data é comemorada desde 1911 e homenageia operárias norte-americanas que morreram queimadas em uma fábrica, durante greve em que reivindicavam jornada de oito horas e licença-maternidade.
 
Violência - A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo informa que houve aumento de 31% nos casos de feminicídio, no Estado - houve 85 crimes do gênero registrados em 2017 e 112 em 2018.  Ano passado, segundo a Secretaria, foram registrados 50.628 casos de espancamento. Ou seja, quase 140 casos diários.
 
Desigualdade - Pesquisa do IBGE, de 2018, mostra que as mulheres ganham 75% do valor dos salários de homens que ocupam os mesmos cargos. As trabalhadoras geralmente cumprem jornada dupla e até tripla.
 
A pesquisa mostra também que as mulheres, entre 25 e 49 anos, ganham em média R$ 13,00 por hora trabalhada e os homens, na mesma faixa etária, R$ 14,20.
 
Dieese - A Nota Técnica 202 do Dieese, divulgada quinta (7), demonstra que a brasileira continua trabalhando em condições mais desfavoráveis que as do homem.
 
Segundo a Nota, a taxa de participação dos homens no mercado de trabalho é de 71,5%; das mulheres, 52,7%. O documento registra: "As mulheres estão em ocupações menos valorizadas socialmente do que os homens, concentrando-se nas áreas de Educação, Saúde e Serviços Sociais (21%), Comércio e Reparação (19%) e Serviços Domésticos (14%)”. 
 
Assédio - Pesquisa Datafolha do ano passado mostra que 42% das brasileiras, com 16 anos ou mais, declarou ter sido vítima de assédio sexual no País. O índice é maior entre as vítimas mais escolarizadas, que representam 57% do total.  
 
Jurídico - Nosso Jurídico mantém advogados à disposição para atender todas as demandas das trabalhadoras, gratuitamente. 
 
O advogado, Marcelo de Campos Mendes Pereira, informa que mais de 50% dos atendimentos são feitos às servidoras. Por mês, procuram o departamento entre 120 e 200 pessoas. "Realizamos consultoria Previdenciária, Trabalhista, da Família, na área imobiliária e em todos os problemas cíveis e criminais", explica.  
 
Serviço - Para orientações, ligue no Stap no telefone 2468.2607/2468.2608 ou vá à nossa sede na avenida Esperança, 840, Vila Progresso, Guarulhos.


UMA DATA QUE EMOCIONA

Pedro Zanotti Filho Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"
pedro@stapguarulhos.org.br
facebook.com/pedrozanottifilho

Hoje, 8 de março, marca o Dia Internacional da Mulher. A data tem forte simbologia, por reverenciar operárias mortas pelo patrão, dentro da fábrica, quando faziam greve contra jornadas abusivas, que chegavam a 16 horas.
 
O fato, ocorrido nos Estados Unidos, em 1857, em Nova Iorque, mostra que a aquela democracia não é tão democrática assim.
 
Mas eu quero falar da mulher atual, que trabalha, muitas vezes é o arrimo econômico da família e forma a base do edifício familiar.

Quero parabenizar as companheiras e externar minha profunda admiração pela garra, competência e coragem. E digo coragem com experiência de causa, pois aqui no Sindicato muitas vezes grandes lutas começaram pela mobilização das servidoras.
 
Ao ensejo, agradeço também a atuação firme e destemida das diretoras do Sindicato - Renata, Sara, Viviane, Paula, Luciana, Cláudia e Marisa -  a quem o Stap deve muito. Abraço também, fraternalmente, a todas as nossas funcionárias.
 
Em nome de toda diretoria, reafirmo o compromisso do Sindicato com a igualdade, contra a discriminação e, especialmente, pelo fim da violência de que são vítimas tantas mulheres. Isso mancha a história brasileira e nos envergonha perante o mundo.
 
Força, mulher. Aqui no Sindicato você tem voz, vez e espaço para as bandeiras e reivindicações.
 

Sindicato e Prefeitura debatem PDV no Saae



Pedro, Rogério e Renata em reunião com Guti

Na quinta (7), o presidente Pedro Zanotti Filho e os diretores Rogério de Oliveira e Renata Grota participam de reunião com o prefeito Guti, no Paço Municipal. Eles debateram possíveis propostas de PDV (Programa de Desligamento Voluntário) dos trabalhadores do Saae.

No processo de concessão do Saae para a Sabesp já havia sido aceita a proposta de transição de todos os funcionários. Além disso, ficou autorizado que o Executivo instituísse PDV aos ocupantes de cargo público, do quadro de pessoal, na forma a ser estabelecida por decreto.

Na reunião, o prefeito apresentou números. Nosso presidente Pedro explica: “Guti quer pagar 0,9% do salário para cada ano trabalhado aos que aderirem ao PDV. Porém, o Stap achou pouco e cobrou que a Prefeitura melhore”, disse.

Reunião - Ficou agendada para terça (12) nova reunião. O prefeito garantiu que apresentará nova proposta. Ele ficou de fazer novos estudos”, informa Pedro. 

Informações - Em caso de dúvidas, ligue no Stap e fale com um de nossos diretores: 2468.2607.   


Diretores reforçam benefícios da sindicalização


Diretora Sara esclarece dúvidas dos docentes 

Quinta (7), nossos diretores Ivandro Moreira e Sara Santana visitaram os Servidores da Escola Gonzaguinha, no Jardim Jacy. Eles esclareceram dúvidas, falaram da Campanha Salarial 2019 e também reforçaram as vantagens da sindicalização.

As visitas aos locais de trabalho reforçam a atuação sindical na garantia das condições melhores aos profissionais.

“Quando visitamos a base, procuramos ouvir as dúvidas, queixas e demandas para encaminhar soluções. Além da sindicalização, também falamos sobre o Regime Próprio e reforma da Previdência”, conta Ivandro.

Visita - Caso você queira agendar uma visita em seu local de trabalho, ligue para 2468.2607. Fale com um de nossos diretores, que vamos até você.


Nova parceria oferece viagens culturais e ecológicas



Ivandro e representantes da Arribapé Turismo

Continua em vigor nossa parceria com a Arribapé Turismo, que oferece passeios histórico-culturais e ambientais. Sócios e dependentes têm desconto de 10% nas excursões.

Locais - As viagens turístico-pedagógicas são para as cidades de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Campos e Paraty, no Rio de Janeiro; Ilha das Couves, São Luiz do Paraitinga, Atibaia, Rota do Vinho, São Roque e Socorro, em São Paulo; Capitólio, Serra da Canastra e Ouro Preto, em Minas Gerais; Lagoa Santa (GO), Brotas (MT) e Bonito (MS).

Mais - Todos os roteiros ficam disponíveis no Instagram @arribapeturismo ou Facebook Arribapé Turismo. O WhatsApp é (11) 98186.7589.

SINDICALIZE-SE E PARTICIPE DAS LUTAS
Somos classe e classe se organiza. E a classe trabalhadora se organiza em Sindicatos. Fortaleça sua entidade e também ganhe serviços, benefícios e assistência.

FIQUE SÓCIO - Vantagens: planos de saúde, atendimento odontológico, descontos em escolas, assistência jurídica, Clube de Campo e Colônias de Férias e outros ganhos.

Como fazer - Ligue 2468.2607 e fale com um dos nossos diretores. Fique sócio também por meio do nosso site: www.stapguarulhos.org.br