Visualização da Newsletter

Edição 582 - 1º de março de 2019 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br

Sindicato garante avanços para
categoria no Regime Próprio



2017 - Várias reuniões ocorreram na sede do Sindicato com a categoria

A luta sindical, com apoio da base, garantiu avanços aos Servidores na migração do regime celetista para o estatutário.

O Regime Próprio foi aprovado pela Câmara, dia 26, após incorporar as mudanças que a categoria reivindicava.

Principais conquistas:

A ideia do governo era desconsiderar o tempo trabalhado dos celetistas quando migrassem para o regime estatutário. A ação do Sindicato mudou o critério e garantiu ao Servidor computar seu tempo de trabalho no novo Regime. Mais: por conta dessa negociação, o recebimento do quinquênio e sexta parte também está assegurado.

Linha de corte - Antes do projeto ser encaminhado à Câmara, o Stap também garantiu na CPN (Comissão Permanente de Negociação) que a linha de corte de contribuição, de dez anos, caísse pra cinco. Ou seja, mais Servidores passam a ser abrangidos e beneficiados.

Presidente - Nosso presidente Pedro Zanotti Filho destaca que, até a aprovação do projeto, houve amplo processo de diálogo com a categoria. "O Sindicato não decide sozinho. Sempre ouvimos a base e a vontade da maioria prevalece", afirma.

Estatutários - No regime estatutário, os Servidores têm estabilidade, aposentadoria no valor integral do salário, férias, gratificações, licenças e adicionais variáveis, segundo a legislação. A lei entra em vigor 90 dias após publicada no Diário Oficial do Município.

História - Foi uma conquista concreta, mas essa mobilização não vem de hoje. Basta lembrar que, em outubro de 2015, realizamos a maior greve na história da cidade, a fim de impedir a imposição do RJU pelo então prefeito Sebastião Almeida (PT). Mais de 12 mil Servidores ocuparam as ruas, levando à retirada da proposta.


PRESSIONA QUE MELHORA!

Pedro Zanotti Filho Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"
pedro@stapguarulhos.org.br
facebook.com/pedrozanottifilho

O movimento sindical brasileiro vive uma fase dura. Isso se deve a vários fatores.

1)    Longa e profunda recessão econômica;
2)    Desemprego persistente e aumento da informalidade;
3)    O avanço do poder direitista no País;
4)    Ataques sistemáticos a direitos e conquistas trabalhistas. Pelo Executivo,  Legislativo e setores do Judiciário;
5)    Campanha permanente da grande mídia contra as lutas sindicais e populares.

Mas não podemos recuar ou desanimar. Temos de continuar nosso trabalho, nossa luta e seguir com as nossas reivindicações.

Em Guarulhos, temos obtido avanços concretos para a categoria, em diversos setores. Destaco melhoras para o Regime Próprio. Destaco, também, melhorias diversas nos ambientes de trabalho.

A pressão sindical e da categoria é legítima. Se pressionarmos, sempre alcançaremos vitórias.

MULHER -
A próxima sexta, 8 de Março, marca o Dia Internacional da Mulher. Por trágica ironia, a data deste ano fica contaminada por atos de violência que mulheres vêm sofrendo em todo o País. Outro ataque, não menos grave, vem por meio da reforma previdenciária de Bolsonaro, em que a trabalhadora e as pensionistas são as maiores vítimas.

DIRETOR ROGÉRIO FALA À TV GUARULHOS NESTE SÁBADO 


Rogério é entrevistado pelo jornalista Franzin

Rogério de Oliveira, nosso secretário-geral e atual presidente do Conselho Municipal de Saúde de Guarulhos, foi entrevistado quinta (28) pelo programa Repórter Sindical na Web, na TV Agência Sindical.

Assista - O conteúdo irá ao ar pela TV Guarulhos neste sábado (2), às 19 horas, Canal 3 da NET. O programa já está disponível na integra no canal do YouTube da Agência Sindical. Clique aqui e assista.

Na entrevista, Rogério enfatiza a importância do SUS e chama a população a uma participação mais efetiva no Conselho, que abre ao público as suas reuniões.



Pressão consegue melhorias para Operacionais



Advogado e diretores do Stap após reunião

Nossos diretores Ricardo da Silva, Renata Grota, Jair Lima, Sara Santana e o advogado Marcelo  Mendes Pereira participaram, dia 21, de CPN que tratou de reivindicações dos Agentes Funerários e também das condições de trabalho de Operacionais ligados à Secretaria de Serviços Públicos.

Regional II São João - Sobre as condições precárias do local, o secretário Edmilson Americano informou que novo espaço está sendo construído na unidade. O objetivo é melhor atender os trabalhadores. Os banheiros e vestiários já existentes serão reformados.

O secretário informou que redistribuirá trabalhadores para o DOADM.

Regional Pimentas - Quanto aos companheiros em situação insegura numa obra da Prefeitura na região do Pimentas, Americano se comprometeu a viabilizar os equipamentos de proteção.

Cemitérios - Tratamos acerca do pagamento do adicional de insalubridade em grau máximo, pleito antigo dos companheiros. Também falamos da gratificação devido à penosidade física e emocional. Americano prometeu levar esses assuntos ao prefeito Guti.

Mais - Ligue no Sindicato e fale com Ricardo ou Jair pelo telefone 2468.2607. O Sindicato continuará fiscalizando o atendimento das reivindicações.


Apuramos más condições na carpintaria da Proguaru



Máquina sem proteção, muito pó e sujeira

O Sindicato recebeu denúncia sobre as péssimas condições de trabalho na carpintaria da Proguaru, no Jardim Ipanema. Os diretores Jair e Eli Edgar foram até o local quarta (27)
e constataram diversas irregularidades.

“Encontramos fios emendados, local sem ventilação adequada, máquinas sem proteção, muito pó e sujeira”, conta Jair. “Existe risco de incêndio. Estamos falando de material inflamável. Basta um curto-circuito e a tragédia acontece”, alerta.

Quinta (28), Eli conversou com a empresa. Ficou definido que um técnico do Sesmt (Serviço Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) avaliará o local.

Vídeo - O diretor Jair Lima gravou vídeo em que orienta os Servidores a denunciarem as más condições nos locais de trabalho. Clique aqui e assista.

Carnaval altera expediente na sede


Por conta do feriado prolongado de Carnaval, o Sindicato funcionará até 18 horas desta sexta (1º de março). As atividades normais serão retomadas na quinta (7), às 8 horas. Neste período, sócios e dependentes podem desfrutar das opções de lazer que nossa entidade propicia – sejam elas próprias ou conveniadas.

Clube - Nosso Clube de Campo ficará aberto de sexta (1º) até terça (6), das 9 às 17 horas. Aproveite o feriado prolongado e visite o espaço com sua família!

Aproveite desconto em viagens culturais e ecológicas



Ivandro e representantes da Arribapé Turismo

O Sindicato firmou parceria com a Arribapé Turismo, que oferece passeios histórico-culturais e ambientais. Sócios e dependentes têm desconto de 10% nas excursões.

Locais - As viagens turístico-pedagógicas são feitas nas cidades de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Campos e Paraty, no Rio de Janeiro; Ilha das Couves, São Luiz do Paraitinga, Atibaia, Rota do Vinho, São Roque e Socorro, em São Paulo; Capitólio, Serra da Canastra e Ouro Preto, em Minas Gerais; Lagoa Santa (GO), Brotas (MT) e Bonito (MS).

Mais - Todos os roteiros ficam disponíveis no Instagram @arribapeturismo ou Facebook Arribapé Turismo. O WhatsApp é (11) 98186.7589.

SINDICALIZE-SE E PARTICIPE DAS LUTAS

Somos classe e classe se organiza. E a classe trabalhadora se organiza em Sindicatos. Fortaleça sua entidade e também ganhe serviços, benefícios e assistência.

FIQUE SÓCIO - Vantagens: planos de saúde, atendimento odontológico, descontos em escolas, assistência jurídica, Clube de Campo e Colônias de Férias e outros ganhos.

Como fazer - Ligue 2468.2607 e fale com um dos nossos diretores. Fique sócio também por meio do nosso site: www.stapguarulhos.org.br