Visualização da Newsletter

Edição nº 492, de 5 de maio de 2017 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br

Ato no Paço reforça luta por aumento
e cobra resposta do prefeito Guti



Presidente Pedro convoca Servidores para ampliar a luta por reajuste salarial

O funcionalismo não esquece. O então vereador Guti apoiava movimentos da categoria e até subia em carro de som pra apoiar greve. Mas bastou se sentar na cadeira de prefeito que sua postura mudou. Observe: 1) Até agora, não concedeu o reajuste da categoria; 2) Até agora, mantém atraso no pagamento de benefícios; 3) Agora, anuncia privatizações na Saúde, Educação e Proguaru.

Por essas e por outras, o funcionalismo protestou na tarde desta quarta (3) no Paço Municipal. Nosso caminhão de som estava lá, chamamos o agora prefeito Guti pra explicar aos Servidores porque não concede o reajuste, porém ele não deu as caras.

Rogério - Nosso secretário-geral Rogério de Oliveira abriu o ato em frente ao Paço, criticou o descaso da Administração e alertou: "Nada nos será concedido sem luta, cobrança e disposição. Não aceitaremos descaso, desculpa e retrocesso."

Pedro - Nosso presidente Pedro Zanotti Filho foi enfático: “A omissão do governo será respondida pela categoria, com luta e mobilização. Peço que você alerte seu colega para as lutas. Nunca baixamos a cabeça pra governo; e desta vez não será diferente”.

Mais informações - Em nosso Facebook (www.facebook.com/ServidoresGuarulhos)

Assembleia dia 12 definirá
rumos da campanha salarial

Não ficaremos só no protesto. Dia 12 (sexta), faremos assembleia na sede. Todos devem comparecer. Vamos definir os rumos da campanha salarial, porque, com política velha ou política nova, o Servidor terá de se apoiar em suas próprias forças e no seu Sindicato.

Todos à assembleia dia 12, sexta-feira.
Local: sede do Sindicato (avenida Esperança, 840, Vila Progresso, Centro)
Horário: a partir das 18h30. Compareça!


Sindicato tem presença destacada na greve geral


Diretor Rogério fala durante passeata

Desde as três da manhã de sexta (28), nossos diretores e ativistas já estavam nas ruas, locais de trabalho e pontos de manifestação para apoiar e participar da greve geral unificada contra as reformas neoliberais de Michel Temer.

Houve interrupção da Rodovia Hélio Smidt, que dá acesso ao aeroporto, greve em fábricas do Itapegica, Jardim Cumbica e Bonsucesso. Além disso, passeatas percorreram ruas de várias regiões da cidade e mobilizaram a população para ato público convocado pelo Stap na Praça Getúlio Vargas.

Centenas de pessoas se reuniram no local e acompanharam os pronunciamentos dos dirigentes sindicais, que criticaram as reformas da Previdência, a trabalhista e a terceirização irrestrita.

Os protestos reuniram 27 Sindicatos da cidade, mais as Centrais CUT, Força, UGT, Nova Central, CSB, CSP-Conlutas e Intersindical.

Nosso diretor Rogério de Oliveira destaca: "A greve mostrou que os trabalhadores estão juntos contra esses projetos que querem tirar nossos direitos". Após o ato, houve passeata pacífica e de convencimento pelo centro comercial da cidade.

Paralisação - O presidente Pedro comenta que a greve aconteceu em todo o País e foi forte também em Guarulhos. A diretora Renata Grota destaca: "Somos contra as reformas neoliberais do governo Temer. O momento é de união da classe trabalhadora, para derrotar essas medidas que cortam direitos de todos, inclusive da imensa massa do funcionalismo”.


Diretores Luciana, Sara, Ivandro, Marisa e Renata


Stap cobra e escola regulariza número de alunos

Em março, encaminhamos ofício à Secretaria de Educação solicitando providências imediatas em relação ao cumprimento da Portaria que estabelece regras quanto ao número de alunos e professores nas salas de aulas na Escola José Carlos, no Jardim Adriana.

O número previsto na legislação municipal não estava sendo cumprido na unidade. “Eram 29 alunos por sala de aula na escola e apenas três professores para dar atendimento às crianças. Totalmente fora da regra”, explica nossa diretora Sara Santana.

Retorno - No dia 26 de abril, a Secretaria encaminhou resposta ao Sindicato por meio de ofício assinado pelo secretário Alexandre Zeitune. O documento esclarece que:

• Todas as turmas foram atribuídas à quantidade de professores prevista na Portaria nº 047/2016-SE.

• Nos casos em que, em razão das matrículas via Ordem Judicial e/ou Defensoria Pública, o número de alunos matriculados e frequentes exceda o que prevê a portaria, a SECEL, por meio da Divisão Técnica de Movimentação de Pessoas e Divisão Técnica de controle e Frequência, Benefícios e Evolução Funcional, imediatamente autoriza a hora extra.

• Ademais, considerando a natureza do público-alvo (crianças de 0 a 2 anos) e a irregularidade da frequência, tem-se demonstrado que em média 30% dos educandos faltam diariamente, ou seja, o número de alunos frequentes diariamente fica abaixo do regular, portanto, estão ressalvados os professores e alunos do risco à saúde.

A diretora Sara conclui: “Caso tenha problemas em sua escola, procure o Sindicato. Estamos sempre à disposição para encaminhar as demandas”.

Informações - Ligue para o Sindicato, 2468.2607, e fale com Sara.


GT avalia critérios para concessão de insalubridade


Clique para ampliar

Na manhã do dia 26(quarta-feira), ocorreu a primeira reunião do Grupo de Trabalho Permanente criado pela Secretaria de Saúde, para analisar os critérios para a concessão de insalubridade e periculosidade aos Servidores do setor. Nossos diretores Rogério de Oliveira e Renata Grota representam o Sindicato neste grupo.

As atividades serão voltadas à revisão dos critérios, enquadramentos técnicos e outras questões relacionadas à concessão do benefício. O objetivo é solucionar conflitos e demandas de forma negociada.

O diretor Rogério explica: “A reunião foi bastante produtiva. Encaminhamos diversas demandas, que contemplam a melhoria das condições de trabalho dos Servidores da Saúde”.

Os membros do grupo foram nomeados no último dia 13 de abril, pela Portaria nº 047/2017-SS, publicada no Diário Oficial do Município. Leia na imagem ao lado os nomes dos integrantes.

Informações - Ligue no Sindicato e fale com Rogério ou Renata, pelo telefone 2468.2607.


A QUEM INTERESSA O IMPASSE?


Pedro Zanotti Filho
Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"

pedro@stapguarulhos.org.br
facebook.com/pedrozanottifilho

Escrevo este texto hoje, sexta, dia 5 de maio de 2017, às 13h10.

Até este momento, o governo não apresentou qualquer resposta à pauta de reivindicações da categoria, cuja data-base é 1º de maio.

Os Servidores estão apreensivos. O Sindicato continua insistindo na busca de uma contraproposta, inclusive durante as CPNs (Comissão Permanente de Negociação), que, infelizmente, não têm surtido resultado prático.

Esse impasse é muito ruim, para todos. A tensão no funcionalismo é crescente, porque, sem a definição salarial a pessoa não tem como organizar a vida, pagar despesas ou fazer qualquer tipo de planejamento pessoal.

Por isso, estamos chamando todo o funcionalismo para a assembleia na sexta, dia 12. Vamos debater a situação e definir os rumos da campanha.

Nesse impasse não podemos ficar. Se o governo está paralisado, isso não é culpa do Servidor. Fazer nossa parte, que é trabalhar e atender a população, nós não deixamos de fazer.

DIA 12 - Todos ao Sindicato, sexta, a partir das 18h30. Vamos definir a campanha salarial. Mais: vamos definir nosso futuro.


Aproveite os benefícios de nossas parcerias

O Sindicato firmou outras quatro parcerias, que garantem mais benefícios a nossos sócios e dependentes. Confira:

Guarucentro - Farmácia de manipulação, que oferece medicamentos com descontos de até 15%. Atendimento das 8 às 19h30. Telefone (11) 2461.1005.

Gil Lancaster - Ótica concede 45% de desconto nas armações GL, 30% de desconto nas importadas e preços especiais em qualquer lente oftálmica. Atendimento das 9 às 18 horas. Telefone (11) 2409.1711.

Ópticas Urbano - Oferece 30% de descontos em armações. Telefone (11) 2441.0625.

Colégio Santa Rita - Desconto de 10% nas mensalidades. Telefone (11) 2408.1910.


Fique sócio pelo nosso site. É fácil!


Companheiro(a):
é fácil ser sócio do Stap, ter acesso a serviços, ganhar benefícios, desfrutar de convênios e fortalecer ainda mais nossa entidade de classe.

COMO FAZER - Acesse nosso site, clique no ícone "Fique sócio do Stap pela Internet" e se sindicalize. Fica no canto superior direito da página inicial.

Atenção: outras formas de sindicalização, por ficha ou visita de diretores nos locais de trabalho, continuam.

Vantagens - O sócio Servidor tem descontos especiais em escolas, faculdades, parques temáticos e Colônias de Férias. Além disso, dispõe de atendimento odontológico extensivo aos dependentes. Ainda tem o Clube de Campo, na região do Marmelo. É um recanto ideal para descanso, esporte e lazer da família. Totalmente gratuito para associados.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607.


COMUNIQUE-SE PELAS REDES SOCIAIS. FAÇA SUAS DENÚNCIAS
O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o gênio humano colocou à disposição da nossa geração.

Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos. Também poderemos veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações.

Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato. Clique aqui 

E-mail - Fale com a gente também pela internet. Nosso e-mail é sindicato@stapguarulhos.org.br