Visualização da Newsletter

Edição nº 486, de 24 de março de 2017 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br
Stap condena terceirização e alerta
para risco de avanço da corrupção


Projeto foi aprovado, apesar da resistência sindical e de parlamentares da oposição

A terceirização ampla e irrestrita não é apenas uma facada nas costas da classe trabalhadora. O Projeto de Lei 4.302/98, aprovado quarta (22) pela Câmara dos Deputados, além de precarizar as relações de trabalho e devastar direitos, abre portas para negociatas e corrupção, estimulando nepotismo e clientelismo no setor público.

Nosso presidente Pedro Zanotti Filho afirma: “O Sindicato tem posição histórica contra a terceirização. Terceirizado ganha menos, terceirizado tem menos direitos, terceirizado trabalha mais horas, terceirizado sofre mais acidentes de trabalho”.

O Stap tem sido um fiscal rigoroso da terceirização. E essa vigilância vai se acentuar. Pedro adianta: “Pedimos a cada companheiro e companheira que nos avise sobre qualquer sinal ou pista de terceirização na máquina pública”.


Dr. Marcelo, advogado do Stap

Corrupção - Ainda na quarta, Pedro gravou vídeo sobre o tema. Ele diz: “O avanço da terceirização vai piorar os serviços públicos e desvalorizar o Servidor de carreira. Vai estimular contratos de araque, com objetivos politiqueiros e para fazer caixa de políticos e partidos”. Segundo o presidente Pedro Zanotti Filho, a diretoria do Sindicato orientou o Jurídico a redobrar os cuidados no combate à terceirização.

Jurídico - Nosso advogado, dr. Marcelo Mendes Pereira, destaca que o texto aprovado pelos deputados é extremamente prejudicial ao serviço público. Segundo ele, o projeto tem potencial de causar uma grande confusão jurídica.

"Existem funções que são exclusivas do poder público, como de policiais, juízes e procuradores. Elas só podem ser exercidas através de concurso. Assim, há flagrante inconstitucionalidade no projeto, que possibilita a terceirização desses serviços", diz.


Sede recebe debate sobre a PEC 287

Nosso Sindicato sediará debate sobre a reforma da Previdência (PEC 287), realizado em parceria com o Coletivo Sindical e Popular (Cosp) e a Frente Nacional de Mobilização Povo Sem Medo. O evento será na próxima segunda (27), às 19 horas.

O debate contará com as presenças do deputado federal Ivan Valente (PSOL) e do economista Rodolfo Viana, técnico do Dieese. A mediação será feita pelo vereador Edmilson Souza (PT).

Participe - Nesta segunda (27), às 19 horas, no Sindicato (avenida Esperança, 840, Vila Progresso).


Denunciamos superlotação de salas em escola


Diretor Ivandro protocola ofício

Na quarta (22), o Sindicato protocolou ofício na Secretaria de Educação, solicitando providências com relação ao cumprimento de normas sobre número de alunos e professores em salas de aulas na Escola José Carlos, no Jardim Adriana.

O Stap recebeu denúncias de que o número de alunos em sala está acima do previsto na legislação nesta unidade. “São 29 alunos por sala de aula na escola e apenas três professores para dar atendimento às crianças”, explica nossa diretora Sara Santana.

A Portaria 47/2016, editada pelo Município, prevê, em seu Artigo 16, Inciso I, Alínea ‘a’, que o número máximo por sala seja de 25 crianças, em se tratando de berçário. “Tanto o número de professores quanto o de alunos está irregular. Queremos uma solução rápida, pois as crianças estão expostas a riscos”, explica Sara.


Sindicato negocia melhorias nos PEVs


Eli, Ivandro e Jair com gestores do Demlurb

Na segunda (20), os diretores Ivandro Moreira, Jair Lima, Luciana Feitosa e Eli Edgar dos Santos estiveram com gestores do Demlurb (Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Guarulhos). O encontro tratou dos problemas verificados nas condições de trabalho nos PEVs durante visitas do Sindicato.

Eli explica: “Falamos das dificuldades que os trabalhadores dos PEVs enfrentam, como a falta de equipamentos de proteção, problemas com VR/VA e falta de estrutura”.

Uniforme - A falta de uniforme é outra fonte de queixas dos trabalhadores. “O diretor alegou que foram comprados uniformes, mas estavam fora do padrão e foram devolvidos”, conta Ivandro. O Demlurb informou que já solicitou novos uniformes.

Encaminhamento - Haverá nova reunião a fim de acompanhar o andamento das providências prometidas pelo Demlurb.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607. Fale com nossos diretores.


POR QUE NOS ATACAM?


Pedro Zanotti Filho - Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"

pedro@stapguarulhos.org.br
facebook.com/pedrozanottifilho

Três reformas defendidas pelo governo atacam os trabalhadores: previdenciária, trabalhista e a terceirização. Nenhuma isenta os Servidores. Ao contrário. Seremos duramente afetados por todas.

O capitalismo vive uma de suas crises cíclicas. E vivencia uma grave disputa interna, com o setor financeiro sufocando o segmento produtivo. Essa disputa selvagem não respeita nada: o grande capital derruba governos, domina mercados e subjuga nações.

Temer é o gerente escalado para servir ao grande capital. Uma de suas tarefas é ferir de morte o trabalho e, se puder, desmontar o sindicalismo. Por isso, as reformas da Previdência, a trabalhista e a terceirização.

REAGIR - É nossa tarefa entender o que está ocorrendo e reagir, com unidade e organização, como fizemos em 15 de março.

Temos de olhar para o geral, mas agir no local, fazendo, antes de tudo, a defesa dos interesses da categoria. Muitos Servidores têm a receber horas extras, avaliação, progressão e outros direitos. Já estamos cobrando o governo municipal. E queremos respostas concretas.

Um abraço.


Novas parcerias garantem benefícios aos sócios

O Sindicato firmou mais quatro parcerias, que garantem mais benefícios a nossos sócios e dependentes. Confira:

Guarucentro - Farmácia de manipulação, que oferece medicamentos com descontos de até 15%. Atendimento das 8 às 19h30. Telefone (11) 2461.1005.

Gil Lancaster - Ótica concede 45% de desconto nas armações GL, 30% de desconto nas importadas e preços especiais em qualquer lente oftálmica. Atendimento das 9 às 18 horas. Telefone (11) 2409.1711.

Ópticas Urbano - Oferece 30% de descontos em armações. Telefone (11) 2441.0625.

Colégio Santa Rita - Desconto de 10% nas mensalidades. Telefone (11) 2408.1910.



Fique sócio pelo nosso site. É fácil!


Companheiro(a): é fácil ser sócio do Stap, ter acesso a serviços, ganhar benefícios, desfrutar de convênios e fortalecer ainda mais nossa entidade de classe.

COMO FAZER - Acesse nosso site, clique no ícone "Fique sócio do Stap pela Internet" e se sindicalize. Fica no canto superior direito da página inicial.

Atenção: outras formas de sindicalização, por ficha ou visita de diretores nos locais de trabalho, continuam.

Vantagens - O sócio Servidor tem descontos especiais em escolas, faculdades, parques temáticos e Colônias de Férias. Além disso, dispõe de atendimento odontológico extensivo aos dependentes. Ainda tem o Clube de Campo, na região do Marmelo. É um recanto ideal para descanso, esporte e lazer da família. Totalmente gratuito para associados.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607.



COMUNIQUE-SE PELAS REDES SOCIAIS. FAÇA SUAS DENÚNCIAS
O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o gênio humano colocou à disposição da nossa geração.

Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos. Também poderemos veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações.

Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato.

E-mail - Fale com a gente também pela internet. Nosso e-mail é sindicato@stapguarulhos.org.br