Visualização da Newsletter

Edição nº 479, de 3 de fevereiro de 2017 - E-mail: sindicato@stapguarulhos.org.br
Stap cobra reajuste do VR/VA
tratado em audiência no Tribunal


Justiça estabelece retomada de negociação para 2017

O Sindicato protocolou dia 25 ofício na Prefeitura, Secretaria de Administração e Saae, cobrando o início da negociação sobre o reajuste do vale-refeição/alimentação de 2016.

No ofício (03/2017), solicitamos reunião extraordinária de CPN (Comissão Permanente de Negociação), em caráter de urgência. Queremos que Prefeitura, Saae e Proguaru cumpram o que foi acordado no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, dia 2 de junho de 2016, durante audiência que julgava dissídio coletivo de greve da categoria.

Vale lembrar - Naquela audiência, o então prefeito Almeida alegou que não poderia reajustar o VR/VA, porque sua decisão poderia ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Em razão disso, a Justiça estabeleceu que a negociação fosse retomada no início do novo exercício financeiro do município, ou seja, no começo de 2017. É o que estamos cobrando.

Presidente - Nosso presidente Pedro Zanotti Filho diz: “Virou o ano, o exercício fiscal muda. Portanto, agora é a hora do governo responder sobre o reajuste desse benefício, que é um direito dos Servidores. Queremos uma resposta efetiva, sem demora”.


Reforma da Previdência agride direitos, diz advogada


Dra. Tonia faz palestra na sede

A reforma da Previdência atenta contra a Constituição, agride a Seguridade, corta direitos e promove exclusão social. Esse foi o centro da palestra da dra. Tonia Galetti, na sede do Stap. Ela é coordenadora jurídica do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical e autora de ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), visando impedir o andamento da PEC 287 proposta por Michel Temer.

Atendendo convite do Sindicato, outras entidades de classe e o movimento popular de Guarulhos, a dra. Tonia esteve no Stap na segunda (30).

Danos - A advogada explicou sobre os prejuízos da Reforma e os impactos negativos que trará aos brasileiros. Ela foi enfática: “Não existe déficit na Previdência brasileira. A Previdência não vai quebrar, até porque são mais de 15 as fontes de financiamento”.

Nossa diretora Renata Grota diz: “Ficou claro que a PEC inviabiliza a aposentadoria. O teto aumenta, o cálculo fica mais complicado e, no final, o valor do benefício cai”.

Vídeos - O Sindicato disponibilizará em vídeo trechos da palestra. Eles serão postados nas redes sociais e enviados por meio do WhatsApp.


Visita na Proguaru apura más condições de trabalho


Diretor Eli verifica irregularidades

Na quarta (1°), nossos diretores Eli Edgar dos Santos e Ivandro Moreira visitaram a Regional da São João, a fim de averiguar denúncias de precariedade nas condições de trabalho. Os cerca de 120 Operacionais se queixam de quantidade insuficiente de chuveiros no local, que não suportam a demanda. São apenas 14 chuveiros, dos quais dois estão quebrados.

Ivandro observa que, devido ao grande número de funcionários para poucos chuveiros, muitos trabalhadores acabam saindo do trabalho sem tomar banho. “Eles chegam de suas atividades e enfrentam uma superlotação nos banheiros”, diz.

Encaminhamento - O Sindicato já enviou ofício à Proguaru, solicitando reunião urgente com os gestores da Regional. “Cobramos melhorias nos vestiários, com condições adequadas de higiene e conforto para os trabalhadores”, afirma Ivandro. Após a reunião com a empresa, haverá novo encontro com os Servidores.

Denuncie - Caso haja problemas em seu local de trabalho, avise o Sindicato e fale com um de nossos diretores pelo 2468.2607.


Quadro de apoio elege representantes no Fundeb

Assistentes de Gestão Escolar, Apoio Administrativo e Agente Escolar se reuniram no Stap, quarta (1º), para escolher os representantes no Conselho do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

O Agente Escolar, Felipe Rodrigues Dantas e a Assistente de Gestão Escolar, Simoní Batista Pereira ocuparão as duas vagas. O mandato é de dois anos.

Fundo - O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb tem a função de acompanhar e fiscalizar a distribuição e aplicação dos recursos do Fundo no âmbito municipal.

Informações - Ligue no Sindicato e fale com um de nossos diretores pelo 2468.2307.


Pressão garante volta do pãozinho na Sema


Servidores da Sema recebem os pães

O Sindicato pressionou e a ação teve efeito. No dia 3 de novembro, cobramos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) o retorno do pãozinho, que havia sumido do café da manhã dos Operacionais. Mais de 100 trabalhadores estavam sem receber o pão há semanas.

Não tivemos resposta e a pressão continuou. Dia 10 de novembro, realizamos protesto na Sema, quando o Stap serviu café completo aos trabalhadores. Participaram da ação o presidente Pedro Zanotti Filho e nossos diretores Rogério de Oliveira, Jair Lima, Ricardo da Silva e Renata Grota.

Pedro condenou a postura do então titular da Pasta, que jogou nas costas dos trabalhadores as consequências da má gestão municipal. “Atitude injusta e imoral", denuncia.

Vitória - Porém, com mobilização e persistência, conseguimos obter um resultado positivo. No mês passado, dia 17, a Sema voltou a fornecer o pãozinho no desjejum dos Servidores.

Denuncie - Não aceite abusos. Procure seu Sindicato, ligue 2468.2607.


SINDICALISMO E BARBÁRIE


Pedro Zanotti Filho
Presidente
Diretoria "Sindicato Forte"

pedro@stapguarulhos.org.br
facebook.com/pedrozanottifilho

A diferença entre civilização e barbárie é que a primeira tem regras, enquanto na segunda vigora a força bruta. Na democracia, o regramento se dá por meio de leis e dispositivos jurídicos.

A sociedade é desigual. Quem garante o equilíbrio mínimo é a rede de proteção legal e jurídica. E quem sustenta esse equilíbrio é, pela ordem, o Estado e as entidades historicamente construídas.

Uma dessas entidades é o Sindicato, que existe pra representar uma categoria, defender seus membros e cuidar que o ente patronal imponha a força.

Portanto, qualquer ataque - venha de onde vier - às organizações de trabalhadores estimula a barbárie.

O sindicalismo é uma construção social, com virtudes e defeitos. Mas o saldo da ação sindical para o trabalhador da base e a própria coletividade é, concretamente, positivo.

O sindicalismo brasileiro é atuante. Devemos às suas lutas conquistas como a CLT, a Justiça do Trabalho, o salário mínimo, a jornada de trabalho, o Piso profissional, a Cipa, as férias, o 13º, a estabilidade à gestante e tantas outras.

Hoje no Brasil, sem o sindicalismo, já haveriam aprovado a terceirização selvagem, a reforma previdenciária draconiana e destroçado a CLT.

Não reconhecer o sindicalismo é negar a história. Por isso, será espúria toda ação do agente patronal visando criar meios artificiais, por cima do Sindicato.

A lei, a CLT e a Constituição embasam a ação sindical. As demandas das categorias ou de setores da base norteiam a ação sindical.

Neste momento, o Stap toca várias demandas, entre as quais o reajuste do valor do VR/VA e a escolha da pauta de reivindicações, a ser definida em assembleia dia 17.

Estamos firme nessa direção e não vamos nos desviar. Pedimos que a categoria reforce sua unidade e sua participação, especialmente na campanha salarial.

Um abraço.


Oferecemos ampla rede de convênios médicos

O Stap, em parceria com a Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Estado de São Paulo (APSP-SP), oferece diversas opções de planos de saúde. Os preços e vantagens são especiais para sócios da entidade.

Em nossa relação de operadoras, estão a Med Tour, Bom Clima Assistência Médica, Health Santaris Sistema de Saúde e GreenLine Sistema de Saúde.

Confira as vantagens oferecidas por cada operadora. Clique aqui.


Fique sócio pelo nosso site. É fácil!


Companheiro(a): é fácil ser sócio do Stap, ter acesso a serviços, ganhar benefícios, desfrutar de convênios e fortalecer ainda mais nossa entidade de classe.

COMO FAZER - Acesse nosso site, clique no ícone "Fique sócio do Stap pela Internet" e se sindicalize. Fica no canto superior direito da página inicial.

Atenção: outras formas de sindicalização, por ficha ou visita de diretores nos locais de trabalho, continuam.

Vantagens - O sócio Servidor tem descontos especiais em escolas, faculdades, parques temáticos e Colônias de Férias. Além disso, dispõe de atendimento odontológico extensivo aos dependentes. Ainda tem o Clube de Campo, na região do Marmelo. É um recanto ideal para descanso, esporte e lazer da família. Totalmente gratuito para associados.

Informações - No Sindicato, ligue 2468.2607.


Ajude a mobilizar. Utilize as redes sociais!
O Facebook é um espaço de reflexão, comunicação e diálogo. Devemos utilizar, com sabedoria, essa ferramenta que o gênio humano colocou à disposição da nossa geração.

Quanto mais utilizarmos, mais nos conheceremos, podendo veicular informações rapidamente, formando uma corrente efetiva em defesa dos nossos direitos e aspirações.

Milite em seu perfil no Facebook e acesse também o do Sindicato.

E-mail - Fale com a gente também pela internet. Nosso e-mail sindicato@stapguarulhos.org.br